Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇOS ESSENCIAIS

'TerPaz Itinerante' leva ações de saúde e cidadania a moradores de Marituba

Trabalho integrado entre secretarias estaduais, com as Carretas da Paz, assegurou acesso à emissão de documentos e a consultas com especialistas

Por Raiana Coelho (FUNTELPA)
19/11/2022 17h49

Moradores de Marituba receberam vários serviços gratuitos com o TerPaz ItineranteEm mais uma ação do Projeto TerPaz Itinerante, moradores do município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, contaram novamente, neste sábado (19), com a presença das Carretas da Paz, as quais disponibilizaram à população serviços de emissão de documentos e atendimentos médico e farmacêutico.

“Hoje, em Marituba, nós estamos fazendo um trabalho em conjunto com a Arquidiocese de Belém, Secretaria de Saúde Pública (Sespa), Polícia Civil e Secretaria de Assistência Social (Seaster). Estamos vindo de uma sequência de ações itinerantes, onde já passamos por Icoaraci (distrito de Belém), Benevides e Ipixuna. Agora, aqui em Marituba. Depois seguiremos para Salinópolis, Bragança, Capanema e Cametá”, informou Ari Maia, coordenador do “TerPaz Itinerante”.As Carretas da Paz levam serviços e cidadania a vários municípios

Para a dona de casa Maria Dolores, a chegada das carretas nas comunidades mais distantes facilita o acesso a serviços essenciais. “Eu vim atrás de uma consulta com a ginecologista, e está sendo muito bom porque facilita o acesso pra gente. Desse jeito, só não vem se consultar se não quiser, porque está praticamente dentro da nossa casa, e o atendimento está nota 10. Já é a segunda vez que participo de uma ação dessas carretas, e nas duas vezes foram muito satisfatórias”, disse Maria Dolores.

Documentos e consultas - O atendimento nas carretas do TerPaz começou as 08 h, com emissão de 150 carteiras de identidade; 1ª e 2ª vias da certidão de nascimento, e 2ª via de certidão de óbito, além de atendimento médico em diversas especialidades, como nutricionista, ginecologista e clínico geral.

A dona de casa Patrícia Melo soube da atividade em Marituba e saiu de Benevides, município onde reside, a 18 quilômetros de distância, para garantir uma nova certidão de nascimento. “Minha certidão estava muito feia, mas eu nunca havia conseguido trocar porque moro distante, lá em Benfica (distrito de Benevides). A logística não contribuía. Aqui estou conseguindo, e de graça”, contou.

Agenda do TerPaz Itinerante:

- Salinópolis: de 20 a 27/11

- Bragança: de 28 a 30/11

- Capanema: de 01 a 04/12

- Cametá: de 05 a 11/12