Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Adepará participa do XVII Encontro de Médicos Veterinários no oeste do Pará 

Evento do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado, em Santarém, discutiu as medidas de controle da zoonose, entre outros temas

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
18/11/2022 13h40

Público do XVII Encontro dos Médicos Veterinários do Oeste do Pará, em SantarémMédicos veterinários que atuam na área de defesa animal da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), participaram, de 16 a 18 de novembro, do XVII Encontro dos Médicos Veterinários do Oeste do Pará (SEMAVET), no município de Santarém.

O evento promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado (CRMV-PA) foi realizado no campus da Universidade da Amazônia (Unama) de Santarém e contou com a participação de profissionais e estudantes de medicina veterinária, com a finalidade de abordar temas de interesse da região.

Um dos motes do evento tratou sobre o conceito de saúde única - One Helth, em que os fiscais estaduais agropecuários da Adepará participaram com palestras sobre a Raiva dos Herbívoros e Epidemiologia e Sistemas de Informação.

O gerente do Programa Estadual de Vigilância e Controle da Raiva dos Herbívoros da Adepará, médico veterinário, Glaucio Galindo, ministrou palestra na abertura do evento. Ele abordou a situação da zoonose no estado e região, as medidas de controle e biossegurança, bem como a integração entre os sistemas de saúde.

"A raiva é não somente um problema econômico, mas sim um grave risco à saúde pública, neste sentido produtores e a comunidade como um todo devem estar atentos e, os sistemas de saúde trabalhando em harmonia, para que a resposta frente a confirmação da doença seja adequada, resguardando os rebanhos afetados e a saúde de trabalhadores e comunidades próximas", enfatizou o gerente Galindo.

Já a médica veterinária Alcina Oliveira do Nascimento, da Gerência de Epidemiologia da Agência, falou sobre Doenças de Notificação Obrigatória. Ela abordou os sistemas de informação com ênfase na notificação de agravos, seus atores e suas formas.

Participaram da abertura do evento, representante do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), do CRMV-PA, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e da Universidade da Amazônia (Unama). Nos três dias de evento, houve palestras sobre os mais variados temas da medicina veterinária e minicursos.

Texto de Rosa Cardoso