Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEDUC

Governo firma compromisso para a melhoria do ensino com inauguração de escola em Icoaraci

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/06/2018 00h00

O Distrito de Icoaraci, em Belém, ganhou mais uma escola. Nesta sexta-feira (15), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) inaugurou a obra da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Jorge Lopes Raposo. Construída integralmente, a unidade faz parte de um pacote de mais de 100 projetos de novas escolas, reformas e ampliações que a Seduc está executando em 53 municípios.

A obra concluída foi recebida como fator motivacional de novo posicionamento da escola no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A inauguração reuniu a comunidade escolar e se transformou numa festa que congregou alunos, professores, dirigentes e os gestores da Seduc, liderados pela secretária Ana Claudia Serruya Hage.

A Escola Professor Jorge Lopes Raposo foi criada em 2001 e homenageia o ex-diretor do então Colégio Avertano Rocha. A família do patrono da escola esteve presente na cerimônia de inauguração. "Meu marido dedicou 35 anos da sua vida à Educação e nossa família recebe essa homenagem como o reconhecimento pelo seu trabalho", comentou Marilene Raposo, viúva do patrono da escola.

A inauguração encerrou um período de 17 anos de empenho da comunidade de Icoaraci por uma escola de qualidade. E por isso, centenas de estudantes e pais de alunos e os administradores da escola compareceram em grande numero à cerimônia.

Dirigentes da Seduc também estiveram presentes: José Roberto Silva - Secretário Adjunto de Ensino; Roberto Campos - Secretário Adjunto de Logística Escolar; Mariléa Sanches – Secretária Adjunta de Planejamento e Gestão; José Ângelo Miranda - diretor de Recursos Técnicos e Imobiliários; e Paulo Machado - coordenador do Escritório de Projetos da Seduc.

Estão matriculados na escola 1.697 alunos do 6ª ao 9º ano do Ensino Fundamental, e do 1ª ano ao 3º ano do Ensino Médio. O prédio escolar tem 15 salas de aula; sala de atendimento educacional especial; laboratório multidisciplinar; laboratório de informática; biblioteca; salas do bloco administrativo; ala dos professores e secretaria; quadra de esporte coberta e área verde para atividades recreativas; cozinha e depósito de alimentos da merenda escolar.

Foram investidos na obra R$ 5.120 milhões, oriundos do financiamento obtido pelo Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); é um projeto executado pelo Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica do Estado do Pará, preconizado pela Seduc no âmbito do Pacto pela Educação.

Obra é cumprimento de meta do Governo do Estado

A obra concluída cumpre uma meta do governo e é resposta aos anseios da comunidade. A secretária Ana Claudia provocou a comunidade escolar ao desafiar os educadores a elevarem a média da escola no Ideb. "Devolvemos para cada cidadão o dinheiro pago em impostos e o transformamos em uma nova construção. Que nós possamos comemorar não só a nova estrutura, mas também a melhoria da Educação nesse espaço", destacou. 

Dos 1.697 alunos matriculados, 63 integram turmas de Educação Especial, e entre eles, alguns têm “altas habilidades” (superdotados). Em 2015, a escola registrou a nota 3,1 na avaliação do Ideb. "Nossa luta não acabou. Precisamos avançar na melhoria do nosso rendimento pedagógico e este é um dever de todos nós", destacou a diretora da escola, Lucilene Simões. A meta da escola é recuperar a média do Ideb, que em 2013 era 4.0.

Condições para novo Ideb

Tianne Oliveira, 31 anos, estudou o Ensino Médio no antigo prédio. Mãe do estudante Luis Eduardo Ramos, aluno do 6º ano, ela se emocionou ao conhecer a nova escola. "Sou moradora de Icoaraci, estudei meu ensino médio aqui, mas, na época, as condições não eram tão boas. Hoje fico muito feliz em ver que o sonho dos alunos se tornou realidade e meu filho vai ter uma boa estrutura para poder estudar e construir seu futuro. Os alunos têm, agora, outra condição e tenho certeza que a qualidade do ensino vai melhorar muito", contou.

Funcionário desde 2001, o professor de matemática Marcelo Lopes, 49 anos, acredita que a nova estrutura da escola será um fator determinante para a melhoria do ensino. "Depois de 17 anos, recebemos uma escola completamente estruturada e com recursos de qualidade. Agora não há desculpas para não se buscar melhor resultado da nossa escola no Ideb. A partir de agora, é dedicação total dos alunos e professores", afirmou.

Realização do Pacto pela Educação

A Escola Jorge Lopes Raposo foi a quarta obra entregue pelo Governo do Estado na Região Metropolitana de Belém. Faz parte também do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica do Estado do Pará, que materializa o Pacto pela Educação (ação política que compromete instituições públicas e privadas na melhoria dos indicadores educacionais do Estado). Nesse programa, o governo está investindo 351 milhões de dólares (57,3 % financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, e 42,7% da contrapartida do Estado). Somente as obras de reforma, ampliação e de novas escolas custam quase 200 milhões de reais.