Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVEMBRO ROXO

Santa Casa aborda o Método Canguru nos cuidados com o recém-nascido prematuro

Entre os cuidados está o incentivo ao aleitamento materno, alimento essencial ao bebê, principalmente ao de baixo peso

Por Governo do Pará (SECOM)
17/11/2022 20h12

No Dia Mundial da Prematuridade - 17 de Novembro, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) realizou curso sobre o Método Canguru, que consiste na atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso. Participaram do evento, de forma presencial e on-line, profissionais de saúde da Santa Casa e da Rede Municipal de Saúde de Belém.

A nutricionista Vanda Marvão, coordenadora do Banco de Leite da Santa Casa e uma das capacitadoras, ressaltou que o leite materno, essencial para a saúde do recém-nascido, é ainda mais importante para o prematuro, por ser um alimento de fácil digestão e rico em nutrientes. "O leite materno é o alimento que vai atender o prematuro, que pela sua imaturidade e suas peculiaridades, como a dificuldade de digerir o alimento, tem no leite materno o seu melhor alimento", explicou.Santa Casa investe na atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso

Ela também reforçou que é papel do Banco de Leite incentivar e apoiar o aleitamento, para garantir que a mãe do bebê prematuro possa vir a amamentá-lo. "Como o bebê prematuro normalmente não consegue sugar, a mãe não produz o leite adequadamente. Então, nós apoiamos essa mãe, orientando sobre como estimular a mama para a produção. Além disso, fazemos campanhas permanentes para sensibilizar as mães que tiveram seus bebês a termo (a partir de 38 semanas) a amamentarem, e a doar seu excedente para o nosso banco de leite", ressaltou a nutricionista.

Além do aleitamento materno, foram abordados no curso outros cuidados com o recém-nascido prematuro, de baixo peso, previstos na Norma de Atenção Humanizada ao RN de Baixo Peso – Método Canguru, desde os aspectos clínicos e neurocomportamentais do bebê, as orientações para o manejo e atenção na unidade neonatal, até as orientações para os profissionais responsáveis pela assistência ao bebê e à família após a alta hospitalar, nas unidades de saúde.

O “Novembro Roxo” foi criado para alertar sobre os riscos da prematuridade, que é a principal causa de morte neonatal no planeta e pode levar a longos períodos de internação e sequelas neurológicas para o bebê prematuro.

Fórum - Paralelamente ao curso, que prossegue nesta sexta-feira (18) enfocando os cuidados com o bebê prematuro, a Santa Casa realizará pela manhã o Fórum de Prevenção da Prematuridade.

A neonatologista Vilma Hutim, coordenadora da capacitação na Santa Casa e presidente da Sociedade Paraense de Neonatologia, reforçou que o objetivo é ressaltar que o cuidado com o prematuro é indispensável, assim como a prevenção da prematuridade.

"Garantindo que a gestante tenha um pré-natal adequado é possível identificar os riscos da grávida, como infecção urinária, pressão alta e diabetes, e tratar esse risco, evitando o trabalho de parto prematuro", informou a médica.

O III Fórum de Prevenção da Prematuridade, realizado pela Fundação Santa Casa em parceria com a Sociedade Paraense de Pediatria, começa as 09 h, abordando os temas: Panorama da Prematuridade no Pará; Cuidado do Prematuro pela Equipe Multiprofissional; Linha de Cuidado do Recém-Nascido no Pará: Atenção na FSCMP e Panorama do Método Canguru no Pará.Profissionais que orientam gestantes e mães de prematuros

Doação de leite materno – A Santa Casa é o hospital de referência neonatal no Pará. Atualmente, mantém 140 leitos para pacientes neonatais, e quase 35% desse público são formados por bebês prematuros ou de baixo peso que precisam de leite humano.

Durante a programação do “Novembro Roxo”, o Banco de Leite da Santa Casa também faz abordagens a gestantes e mães de recém-nascidos, orientado sobre o aleitamento materno e a doação de leite humano.

Para se tornar uma doadora, a mulher só precisa estar bem de saúde e ter excedente de leite. O cadastro pode ser feito entrando em contato com o Banco de Leite por meio dos sites da Santa Casa: santacasa.pa.gov.br, e do Corpo de Bombeiros Militar (parceiro da instituição): bombeiros.pa.gov.br.

Mais informações podem ser obtidas pelos fones: (91) 4009-2212 / 4009-0375 / 4009-2312

Texto: Ascom/Santa Casa