Workshop de Gestão Fazendária discute planejamento para 2023
Cerca de 80 servidores públicos de todas as unidades fazendárias no Estado participam do evento em Belém
O II Workshop de Gestão Fazendária, promovido pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), reúne cerca de 80 servidores públicos de todas as unidades fazendárias no Estado nesta quinta e sexta-feira (17 e 18). O evento define as diretrizes do planejamento para 2023 e também permite o compartilhamento de ideias e cenários, visando à construção do cronograma de ações da instituição.
Servidores de todas as regiões discutem cenários visando à construção do cronograma de ações da SefaNa manhã de hoje (17), o secretário de Estado da Fazenda, René Sousa Júnior, abordou o cenário econômico atual, listando oportunidades e desafios para o próximo ano, entre os quais os segmentos essenciais (combustíveis, energia elétrica e comunicações) com alíquotas limitadas pela Lei Complementar 194/22. A discussão sobre este assunto, disse o secretário, está no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF), que criou uma comissão para debater a questão.
Outros desafios citados pelo titular da Sefa são a perspectiva do baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a taxa de juros ainda elevada e os riscos fiscais para estados e União devido ao não cumprimento do teto de gastos.
Secretário René Sousa Júnior abordou desafios e perspectivas para 2023Perspectivas - René Sousa Júnior afirmou que os investimentos captados pelo Governo do Pará e pela Amazônia em geral, a partir da discussão ambiental com a COP-27 (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), realizada no Egito, abrem boas perspectivas para o próximo ano.
Também foram debatidos no primeiro dia do evento o planejamento da área de Fiscalização; ações de autorregularização dos contribuintes; resultados já alcançados e as novas malhas fiscais a serem implementadas.
Nesta sexta-feira serão apresentados os planos de ação das unidades fazendárias e as ações articuladas para 2023.