Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Secult promove a conservação de acervos dos museus do Estado

Por Iego Rocha (SECULT)
16/11/2022 17h04

A preservação e o cuidado com os artefatos instalados nos museus paraenses fazem parte do trabalho dos gestores e técnicos da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). É através da conservação dos acervos que se mantém viva a memória dos registros culturais que ocorreram na região amazônica e paraense.

Logo pela manhã desta quarta-feira (16), a coordenadoria de Preservação, Conservação e Restauração da Secult realizou o acondicionamento e limpeza do acervo do antigo Museu do Índio, que funcionava em Alter do Chão. A atividade consistiu em executar a higienização da área em que o acervo está guardado e organizar as peças por grupos tipológicos e técnicos. O trabalho ainda verifica a condição das peças e certifica-se de que estão em bom estado, reduzindo os riscos de danos ocasionados por fatores de degradação. 

Atualmente, os objetos de caráter indígena estão lotados no Museu do Estado do Pará e a revista técnica é fundamental para que os museus assegurem a perenidade dos artefatos que contam a história dos povos originários da região. Entre os objetos, encontram-se máscaras, cerâmicas, cestarias, entre outros.

Para Renata Maués, coordenadora de Conservação e Restauro, o desenvolvimento de ações que salvaguardam as coleções museológicas, bem como as vistorias e higienizações periódicas, melhoram a condição e qualidade das peças a longo prazo. “Estabelecemos, dentro das condições atuais em que o acervo se encontra, uma melhoria no processo de salvaguarda e acondicionamento. A coordenadoria estabelece o planejamento do setor, atuando em parceria com as demandas estabelecidas pela direção dos museus. Esta semana estamos tentando organizar da melhor forma possível, dentro das condições existentes”, explicou Renata.

Manter os cuidados com a disposição de uma equipe profissional habilitada é um dos pilares que sustentam a valorização patrimonial e o alinhamento das políticas públicas voltadas à cultura, destaca o secretário de Cultura, Bruno Chagas.

“Para a Secult, é muito importante olharmos, não somente para fora, mas também para dentro e entendermos que os acervos que estão sob a tutela do Governo do Estado são de fundamental importância para preservar a memória e a continuidade daquilo que nós temos de mais importante, que é a nossa tradição e a história do povo paraense”, finalizou.

Texto de Quezia Dias / Ascom Secult