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Concessão de benefícios previdenciários cresce mais de 80% em quatro anos no Pará

Produtividade do Igeprev é resultado dos investimentos na capacitação de servidores, infraestrutura e informatização.

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
15/11/2022 10h22

O Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev) vive uma fase inédita na história da autarquia. Em 4 anos, o órgão otimizou o processo de análise e concessão de benefícios, a ponto de alcançar índice recorde de produtividade.

Entre 2019 e 2022, o Instituto deferiu 11.636 concessões de pensão, aposentadoria, reforma e reserva remunerada, 5.335 a mais do que o volume liberado de 2015 a 2018, quando concedeu 6.301 benefícios previdenciários. O crescimento foi de 84% na comparação entre os dois quadriênios.

Somente este ano, os técnicos do Igeprev analisaram e concederam 3.746 benefícios, sendo 725 deferimentos acima do índice alcançado no ano anterior, que encerrou com 3.021 concessões.

“O aumento da produtividade nos serviços prestados pelo Igeprev é resultado da política de investimentos para aquisição de equipamentos, sistemas de segurança e principalmente, capacitação e valorização dos servidores. Aumentamos o quadro funcional realizando processo seletivo em 2021, o maior já feito pelo Igeprev, com 120 vagas. Com isso, foi possível agilizar racionalizar os procedimentos e as análises dos processos”, informa o presidente Giussepp Mendes.

Apesar da demanda por aposentadoria ser muito grande, o Igeprev está em dias com a análise de requerimentos de benefícios.

O estoque de solicitações de pensão por morte, revisão de pensão e auxilio funeral tem sido reduzido significativamente. Em agosto deste ano, eram 523 processos de pensão, 520 de revisão de pensão e 272 de auxílio funeral pendentes de análise conclusiva. Hoje, respectivamente, são 230, 250 e 34 processos aguardando análise. Além disso, outros 138 processos de pensão por morte já foram analisados, mas ainda não foram concluídos por ausência de documentos obrigatórios. O Instituto já fez contato com os interessados por e-mail, carta e citação no Diário Oficial do Estado, além de divulgar nos jornais de grande circulação, e agora aguarda resposta.

Este ano, a autarquia publicou seis editais de citação, intimando 897 interessados com pendências documentais, não localizados por notificação postal e ou aqueles que ainda não haviam sido intimados sobre a conclusão de seus processos. Esses chamados também têm contribuído para redução do estoque de requerimentos.

Giussepp Mendes avalia o trabalho realizado pelo Instituto "O tempo entre a chegada de um requerimento de benefício, na coordenadoria de cadastro e habilitação e a distribuição para a análise técnica, leva em média 4 dias. O prazo é o mesmo, entre a distribuição e a efetiva análise, com a concessão, indeferimento ou conversão do processo em diligência", explica Raul Palha, coordenador da CCAH.

Em 2021, período crítico da pandemia do novo coronavírus, o Instituto teve um aumento de 224%, em comparação ao ano anterior, nas solicitações de pensão por morte, quando foi necessário criar uma força tarefa, realocando servidores de outros setores para somarem esforços na análise dos requerimentos.

Canais de atendimento - Entre as estratégias para expansão e descentralização dos serviços previdenciários, o Igeprev fortaleceu os canais de atendimento com os segurados.

Além da central, na sede do órgão, e das Estações Cidadania e Terminal Hidroviário, em Belém, aposentados e pensionistas tem outras nove opções para atendimento presencial, que são três unidades móveis e agências do Igeprev em Castanhal, Abaetetuba, Capanema, Altamira, Santarém e Marabá.

Alem disso, ainda estão disponíveis mais oito opções para contato por telefone ou via Internet, por WhatsApp, chat, requerimento virtual, sistema E-SIC, Fale com o Presidente e Ouvidoria.

O call center do Igeprev foi responsável por 77.438 atendimentos em 2022. O reforço no time de colaboradores possibilitou o aumento exponencial, em relação ao ano anterior. Atualmente, 30 pessoas trabalham na central, em revezamento de turno.