Comunidade Pista Branca, em Bannach, recebe ação de cidadania da Sejudh
Mais de 120 documentos de identidade foram emitidos, além de orientação jurídica foi prestada à comunidade neste domingo (13)
Foi na comunidade de Pista Branca, zona rural da cidade de Bannach, no sudeste do Pará, que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos encerrou neste domingo (13) mais uma etapa da ação de cidadania que promove pela região. No local, que é uma das maiores vilas do município, mais de 120 documentos de identidade foram emitidos, além de orientação jurídica foi prestada à comunidade.
Durante o trabalho, 30 indígenas da etnia Kayapó tiveram a oportunidade de garantir um novo documento. Korei Kayapó, líder da aldeia, comemorou a ida do serviço à localidade. “Hoje eu trouxe muita gente da minha aldeia para garantir um novo documento de identidade e queremos, da próxima vez, garantir uma ação dentro do nosso território”, disse o cacique.
Atento às demandas das lideranças da região, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Valber Milhomem, afirmou que na primeira oportunidade, o pedido de Korey Kaiapó será atendido. “Todos os pedidos que foram feitos para a emissão de documentação, seja para os indígenas quanto para a população que mora na zona rural de Bannach, serão atendidos. É missão da Sejudh fazer o atendimento a esta população que está longe dos grandes centros urbanos”, disse.
Distante a 60 quilômetros da sede do município, Pista Branca tem uma localização estratégica, pois reuniu também moradores da zona rural de Cumaru do Norte, que também aproveitaram a oportunidade da ação. Aldriel Borges levou o filho, Álvaro, para que garantisse o primeiro documento de identidade. “Quando soube da ação, separei todos os documentos para que meu filho voltasse para casa com ele”, pontuou ele.
Em dois dias, mais de 300 documentos foram emitidos em Bannach e em Pista Branca. Nos próximos dias, a Caravana segue para outros municípios do sudeste do Pará, como São Félix do Xingu e Água Azul do Norte.