Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MODELO

Serviço de certificação digital da Ioepa é apresentado em Belo Horizonte

Desde 2019 a Imprensa Oficial vem fazendo um trabalho de divulgação da certificação digital

Por Julie Rocha (IOE)
13/11/2022 10h05

Os serviços de certificação digital ofertados pela Imprensa Oficial do Estado (Ioepa) foram apresentados na 70ª Reunião Nacional da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO) pelo presidente interino da Ioepa, Moisés Alves, e a gerente de Recursos Humanos, Maíra Nogueira. O evento se encerrou no último sábado (12), em Belo Horizonte, Minas Gerais, com a participação de representantes de imprensas oficiais de vários estados brasileiros.

Em outras edições do evento, a Ioepa já apresentou aos participantes o sistema e-Diário, que permite a impressão 100% digital do Diário Oficial do Estado desde o início da gestão, em 2019. A tecnologia paraense aplicada pela Ioepa também pode ser comercializada a outros municípios e estados que queiram utilizá-la para imprimir seus diários oficiais de forma digital, garantindo o treinamento de técnicos da Ioepa.

Segundo Moisés Alves, foi o momento de apresentar um dos serviços ofertados na loja da Ioepa que tem muita procura. “A emissão de certificados digitais é mais um compromisso assumido com o cidadão paraense que procura os serviços da Imprensa Oficial do Estado e também pode servir de exemplo a outras Imprensas Oficiais que ainda não oferecem este serviço”, disse Alves, ao informar que desde 2019 a Ioepa vem fazendo um trabalho de divulgação da certificação digital.

A Ioepa é uma Autoridade de Registro - agência emissora de certificados digitais ligada à Autoridade Certificadora (AC) Imprensa Oficial de São Paulo e ao ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras). O documento eletrônico é um compromisso social emitido pela Ioepa que garante o controle e a segurança das informações de diversos tipos de transações eletrônicas.

Entre outros assuntos discutidos na 70ª Reunião da ABIO, aberta no último dia 10, está a Lei nº 13.818/2019, que retira das Imprensas Oficiais o direito de publicação dos balanços das empresas de capital aberto.

Também foram discutidos os novos rumos da Imprensa Oficial do Rio Grande do Norte e o futuro das Imprensas Oficial a caminho dos 80 anos da entidade; os anúncios publicitários em Imprensas Oficiais, além da participação destes órgãos nas feiras literárias e dos serviços de guarda de documentos e logística de matérias e equipamentos ofertados pelas Imprensas Oficiais da Bahia e de Pernambuco.