Segup promove capacitação para agentes de segurança na utilização de novos rádios comunicadores
A qualificação foi direcionada aos agentes de Segurança Pública e ministrada por representantes da empresa Motorola
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em parceria com a empresa Motorola, promoveu a primeira capacitação por meio do curso “Visão Geral de Entroncamento Astro25 IV&D com Núcleo M Core”, que integra o projeto “Falando por todo o Pará” com foco na expansão da comunicação dos agentes que atuam em todas as regiões do Estado. A qualificação, que iniciou na segunda-feira (07) e finalizou nesta sexta-feira (11), foi direcionada aos agentes de Segurança Pública e ministrada por representantes da empresa Motorola no Centro Integrado de Comando e Controle, em Belém.
O Curso fornece uma descrição geral da arquitetura, funções e componentes de um sistema trunking ASTRO, que é utilizado pelos equipamentos de comunicação adquiridos desde 2019 pelo Governo do Pará. Após 40 horas de aulas práticas e teóricas, o agente pode compreender informações e rotas utilizadas para controle, voz e dados, por exemplo, garantindo uma comunicação mais rápida.
“Tínhamos conhecimento adquirido nas atividades do dia a dia e compartilhado entre parceiros da profissão, porém durante as aulas foi possível entender o processo integralmente, esclarecendo o sentido de cada comando, deixando de ser apenas uma ação automática. Certamente, agora podemos utilizar e multiplicar esse conhecimento durante todas as nossas ações”, relata o Sargento Andrade do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.
Falando Por Todo o Pará - A ação, criada em agosto de 2019, tem a proposta de integração e expansão da rede de radiocomunicação digital em várias regiões do Estado, integrando todos os sítios de repetição instalados e a serem instalados, migrando gradativamente do sistema convencional para o interlligado.
Com a modernização do atendimento, o usuário que realizar um chamado pelos telefones 190 ou 193, será automaticamente direcionada para a central telefônica Asterisk instalada no Centro Integrado de Operações (Ciop), em Belém, e encaminhada, automaticamente, para o Núcleo Integrado de Operações (NIOp) ou para as Centrais de Atendimento e Despacho mais próximos do local da ocorrência, para que assim, as viaturas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros possam ser acionados para atender ao chamado por meio do rádio comunicador.
"O conhecimento técnico é essencial para que os servidores possam utilizar os recursos que os equipamentos adquiridos ao longo dos últimos 4 anos oferecem, uma vez que, é capaz de garantir comunicação até em pontos que não há sinal de operadora telefônica. Portanto, estamos investindo em equipamentos de alta tecnologia, mas também na qualificação desse agente para que o uso do aparelho seja eficaz", explicou Ualame Machado, titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.
A turma contou com representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup); Policias Militar, Civil, Científica e Penal; Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Guarda Municipal de Belém.
Texto: César Filho / Ascom Segup