Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROJETO

Hospital Geral de Tailândia deve ganhar espaço de Hortoterapia revitalizado

A obra é vinculada ao projeto Guardião Azul, um jogo lúdico intitulado “Corrida Ambiental”

Por Governo do Pará (SECOM)
12/11/2022 09h00

Para a promoção e incentivo à preservação do meio ambiente junto a usuários internados, acompanhantes e colaboradores, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), em parceria com a empresa multinacional Belém Bioenergia Brasil, está na etapa final da obra de revitalização da Hortoterapia do espaço.

A obra é vinculada ao projeto Guardião Azul, um jogo lúdico intitulado “Corrida Ambiental”, entre as 11 unidades administradas pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que gerencia o HGT, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Inaugurado na unidade hospitalar em 2019, o espaço é uma estratégia terapêutica para usuários em condições de sair à beira do leito para o contato com a natureza, como forma de contribuir à saúde mental do ser humano, principalmente, para aqueles que estão internados no HGT. Na Hortoterapia, de acordo com o quadro clínico do usuário, a ideia é cuidar das plantas ou apenas contemplar a natureza.

Por meio de um espaço suspenso haverá o cultivo de hortifrutigrangeiro visando ao consumo de alimentos para colaboradores, usuários e acompanhantes.

“Além de contribuir com a biodiversidade, com as questões climáticas e o abastecimento de hortifrutigrangeiro para a alimentação no hospital, o objetivo da Hortoterapia é proporcionar a terapêutica do paciente no ponto de vista fisiológico de questões lúdicas da terapia mental”, pontuou Cristian Tassi, diretor Executivo da unidade hospitalar. 

Segundo o gestor, ainda, quem visitar a horta, “o projeto vai promover a entrega de mudinhas de plantas aos usuários no momento da alta médica, assim, sendo reforço no tratamento em um formato psicossomático. Todo este panorama solidifica uma assistência de qualidade promovida pelo HGT ao usuário, todos os dias”, conclui Tassi. 

A revitalização traz uma rampa de acesso aos dois pontos de plantio implementados em um ambiente colorido de 50m² de natureza, além de uma grama sintética que completará a arborização do local.

Com três meses de obra em andamento, a Hortoterapia está agendada para ser entregue em dezembro de 2022.

“Será maravilhoso quando estiver tudo pronto. Será mais um dos grandes projetos que o HGT proporciona aos usuários internados. Ficar dentro de um ambiente hospitalar causa estresse e ansiedade, tanto aos usuários, quanto aos acompanhantes. A horta será mais um serviço em humanização que trará descontração às pessoas aqui dentro. A nossa rotina ficará mais leve e com certeza também agiliza a nossa recuperação pelo lado emocional”, projetou a usuária Carla Dias, de 31 anos, mãe e acompanhante de seu filho, Lucas Dias, internado no HGT.

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto: Pallmer Barros/HGT