Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INICIATIVA

Programa da PM abre nova perspectiva de futuro para crianças e adolescentes

“PMZITO” oferece atividades formativas com qualificação de monitores, realizando trabalho de prevenção à criminalidade

Por Dayane Baía (ARCON)
11/11/2022 09h43

Iniciado no município de Salinópolis, o Programa PMZITO é uma iniciativa da Polícia Militar para oferecer atividades formativas a crianças e adolescentes, que já atendeu mais de 800 pessoas com foco em cidadania e prevenção à criminalidade. Em março de 2022, a iniciativa reformulou a ação, concentrando os projetos sociais voltados a esse público na Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH).

O Coronel Elson Brito, diretor da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH) da PM, explica que a padronização favorece a formação de agentes para a monitoria. O Programa já teve duas turmas de qualificação, com 37 monitores já formados em Marabá e mais 41 estão em andamento, em Santarém.

“Agora o Programa oferece curso em que formamos instrutores para levar a frente esses projetos. O PMZITO atende 12 eixos que envolvem educação, cidadania, meio ambiente entre outros. Já formamos a primeira turma e em breve teremos outra”, comenta o coronel.

Pioneiro no oferecimento do projeto, o 44° Batalhão de Polícia Militar, em Salinópolis, já atendeu mais de 800 crianças e adolescentes ao longo de seis anos de atuação.

O sargento Teixeira coordena o PMZITO no município desde 2019, mas esteve atuando na iniciativa desde o início como instrutor voluntário. “Os resultados começaram a surgir desde que começaram a acreditar no nosso trabalho. Através do ‘Jovem Aprendiz’ conseguimos empregar 28 adolescentes por meio de parcerias, e outros quatro, no Cartório Único de Salinas. São frutos do trabalho e isso muito nos fortalece e dá ânimo”, explica o sargento.

Durante a pandemia, o PMZITO seguiu com as atividades de forma virtual voltada a temas como Direitos Humanos, Valores Disciplinares Cívico-Éticos e Morais, Liderança, Exercício da Cidadania, Prevenção de Uso de Drogas, Higiene Pessoal e Coletiva, Hábitos Alimentares, Primeiros-Socorros, Educação para o Trânsito, Educação Ambiental, Exercício de Ordem Unida, e Terapia Familiar.

A jovem Clara Miranda, 15 anos, participou do projeto PMZito de Salinópolis, e diz que o projeto foi importante para a sua trajetória pessoal.

“Para mim foi gratificante, pois o projeto abriu portas de quanto nós somos capazes. Aprendemos valores em ter total respeito e caráter e não desistir dos nossos objetivos. Enquanto muitos jovens da nossa faixa etária estão se perdendo para o mundo das drogas e do alcoolismo, o projeto trouxe para nós a oportunidade que muitos não têm hoje. Em cada atividade, aprendemos que tudo na vida é ganhado pelo esforço”, conta a jovem.