Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Clínicas é certificado por excelência em técnicas de esterilização

Reconhecimento é da empresa 3M que atua no ramo hospitalar com produtos, educação e projetos de boas práticas clínicas

Por Marcelo Leite (COSANPA)
10/11/2022 15h33

O sorriso de satisfação de profissionais do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna com o selo Diamante em técnicas de esterilizaçãoEm cerimônia realizada nesta quinta-feira (10), a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) se tornou a primeira instituição pública de saúde da Região Norte, entre as certificadas com o selo Diamante em Monitorização da Esterilização. O reconhecimento foi feito pela empresa 3M, que atua no ramo hospitalar com produtos, educação e projetos de reconhecimento às boas práticas clínicas.

A certificação do Hospital de Clínicas veio com a avaliação do serviço realizado na Central de Material e Esterilização (CME) da instituição, local onde são feitas as limpezas, preparos de cargas de higienização de equipamentos assistenciais, materiais cirúrgicos, entre outros e que já era premiado pela 3M com o selo Ouro conquistado entre os anos de 2008 e 2012, e com o próprio selo Diamante, em 2013.

Enfermeira da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), Ornilda Bezerra, diz que a certificação atesta trabalho corretoO Programa de Boas Práticas Clínicas da 3M tem o objetivo de contribuir no aprimoramento dos conhecimentos de profissionais da saúde, para que possam oferecer excelência no atendimento aos pacientes, reduzindo falhas e custos nos ambientes hospitalares. “A 3M investe fortemente na educação profissional sempre em cima das recomendações nacionais e internacionais para trazer mais segurança ao processo das instituições participantes”, pontua Elaine Santos, gerente de contas na 3M.

Nesta 17ª edição do Programa, 273 reconhecimentos foram concedidos, sendo 12 no Norte, 39 no Nordeste, 143 no Sudeste, 36 no Centro-Oeste e 43 no Sul. Referência em CME no país e enfermeira responsável pelo serviço no Hospital de Clínicas, Ornilda Bezerra diz que a nova certificação “é um reconhecimento que mostra que estamos fazendo um trabalho correto em todas as etapas. São boas práticas que estão ligadas com a segurança do paciente e que são importantes onde temos assistência”, explica Ornilda.

Além da gestão do serviço, a premiação também reconheceu a qualificação técnica de todos os profissionais envolvidos nos processos de monitoramento e esterilização de materiais. Para Ornilda, esse é um dos diferenciais do Hospital de Clínicas. “Temos trabalhado constantemente a educação permanente para que nossos profissionais estejam preparados para lidar não apenas com os equipamentos, mas soluções, dispositivos médicos e outros itens”, complementa a enfermeira. 

Ricardo Palheta, diretor-presidente do Hospital de Clínicas destaca a certificação como fator de confiabilidade ao serviço. “Esse reconhecimento vem da dedicação de uma equipe extremamente competente e que está à frente de um processo que é muito importante para o hospital, dando mais segurança para quem está na outra ponta do serviço, seja o profissional de saúde ou paciente”, frisou Ricardo Palheta.