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Desvio entra em funcionamento na BR-316 para execução de obras de drenagem do BRT Metropolitano

Veículos leves devem pegar o desvio para seguir pelas duas faixas de concreto do futuro BRT, em Ananindeua. Veículos pesados devem usar, exclusivamente, a faixa aberta na BR.

Por Thais Rezende (NGTM)
10/11/2022 11h17

Começou a funcionar nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (10) o desvio para veículos do km 4,4 ao 5,5 da BR-316, em Ananindeua, sentido Belém-Marituba. Carros de passeio e motos devem entrar pelo desvio para acessarem as duas pistas de concreto do futuro BRT. Veículos pesados devem se manter na faixa aberta na BR. Pedestres e ciclistas devem transitar no trecho em uma faixa exclusiva na calçada.

A mudança no trânsito é necessária para que seja executada a drenagem prevista no projeto de requalificação da BR-316, obra executada pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM).  Equipes do Departamento de Trânsito (Detran/PA) e a Polícia Militar (PM) estão orientando condutores e transeuntes na operação, que deve durar 90 dias neste trecho.

Segundo o engenheiro Eduardo Ribeiro, diretor geral do NGTM, a avaliação das primeiras horas de operação é positiva. “A avaliação é positiva, apesar das dúvidas existem dos condutores e do horário de pico da BR. Não houve incidentes, a expectativa é que o aprendizado dos motoristas com a rotina do tráfego possa melhorar mais. Estamos fazendo o isolamento para fechamento da área onde vai ser iniciada a drenagem ainda hoje”, explica o diretor geral do NGTM, o engenheiro Eduardo Ribeiro.

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) está atuando na organização e orientação do trânsito para garantir segurança e fluidez na via. O órgão empreende 20 agentes de fiscalização e 12 agentes de educação no local do desvio.

O Detran também instalou sinalização luminosa vertical para ajudar na orientação e visibilidade dos motoristas, pedestres e ciclistas. O órgão disponibilizou um contêiner no local do desvio com uma equipe de servidores que atuará 24 horas no atendimento e suporte aos usuários da via. Toda a área está sendo monitorada por câmeras de videomonitoramento com o objetivo de acompanhar o tráfego e realizar intervenções no trânsito, quando necessário.

Os agentes do Detran, tanto de fiscalização como de educação estão presentes na BR-316 desde as primeiras horas da manhã garantindo a fluidez no trânsito e orientando os motoristas e pedestres sobre o desvio. Nesse primeiro dia registramos um fluxo com pouco congestionamento logo cedo, sem acidentes, e na sequência fluindo normalmente para o horário matinal da rodovia", destacou a diretora geral do Detran, Renata Coelho.

A Polícia Militar garante segurança de todos os envolvidos na operação e colabora na sinalização e orientação dos condutores. A PM está com 4 equipes, por 24 horas, no trecho.

Obras - As obras de drenagem são essenciais para resolver os problemas de alagamentos na pista e bacias no entorno da via.

Eduardo Ribeiro, diretor do NGTM, explica as melhorias que a obra irá impactar positivamente na vida dos moradores de Ananindeua“A BR que transitamos hoje, onde estão sendo executadas as obras, foi implantada há cerca de 40 anos, época em que a ocupação às margens da rodovia tinha uma densidade populacional muito menor do que a atual, possibilitando que as águas de chuva infiltrassem no solo. Atualmente, isso não ocorre, ocasionando alagamentos com chuvas mais intensas, por isso a importância de um bom sistema de drenagem, que será executado na obra”, explica Ribeiro.

Quando concluída toda a obra de requalificação, a rodovia vai contar com três faixas de asfalto para tráfego, duas faixas de concreto para os veículos do BRT, 13 estações de passageiros, 13 passarelas, ciclovia, calçada, nova iluminação, além de 2 terminais de integração, 4 passagens inferiores (túneis), um viaduto, o que vai possibilitar o transporte mais rápido, confortável e seguro para moradores dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba.    

Ao iniciar a operação dos ônibus do BRT, haverá melhoria da qualidade de vida da população da Região Metropolitana de Belém. “Quando os ônibus do BRT estiverem operando o sistema troncal, isso permitirá que as pessoas que hoje levam até 5 horas dentro de um ônibus na ida e vinda do trabalho, possam reduzir muito esse tempo, fazendo uma viagem mais rápida, confortável e segura”, explica o engenheiro Eduardo Ribeiro, diretor geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM).