Encontro confirma que a parceria entre escola e família faz aprendizagem avançar
Educadores de todo o estado estiveram reunidos no III Encontro de Gestores Regionais, organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O evento nesta terça-feira (19) discutiu o fortalecimento das relações interpessoais de estudantes e pais de alunos com gestores e professores na busca de avançar na aprendizagem de conteúdos e no combate à evasão escolar.
O Encontro, em parceria com o Unibanco, foi viabilizado pela Coordenação de Ensino Médio da Seduc (Coem) contou com a participação de 50 pessoas, entre gestores das 18 Unidades Seduc na Escola (USEs), que abrange as escolas da Grande Belém, e das 22 Unidades Regionais de Educação (UREs), compreendendo escolas do interior do Estado, e mais dirigentes da Seduc.
Os educadores da Escola Estadual Augusto Olímpio, no bairro de Canudos, em Belém, não abrem mão de um trabalho contínuo de aproximação entre os componentes da comunidade escolar. E o resultado tem sido satisfatório e incentivador tanto para estudantes quanto para educadores. É o que diz a pedagoga Priscila Maia, supervisora do Projeto Jovens de Futuro (PJF) na USE 5, que reúne 11 escolas em três bairros de Belém, inclusive, a “Augusto Olímpio”, com 2 mil alunos do Ensino Fundamental e Médio e da Educação de Jovens e Adultos - EJA.
“A USE investe em uma relação mais próxima com as escolas que atendem 5 mil estudantes nos bairros da Terra Firme, Canudos e Marco, e também existe a parceria entre as escolas da USE e entre professores e alunos, em particular na preparação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Consideramos que a relação de confiança entre as partes é fundamental para se conquistar experiências exitosas como um todo”, externou Priscila Maia. “É preciso ouvir a comunidade escolar, e com essa prática a escola tem uma evasão mínima”, completou.
Gestão
A URE 5, sediada em Santarém, no Oeste do Estado, atende 30 mil alunos em 40 escolas dos municípios de Aveiro, Belterra, Mojuí dos Campos e Santarém. “Há cerca de três anos, a evasão de alunos nas escolas da USE tem reduzido, desde que começamos a trabalhar com o Jovem de Futuro, ou seja, adotando o controle de frequência de alunos, aproximando mais a escola das famílias e investindo na motivação dos alunos para os estudos”, relatou o gestor da USE 5, José Normando de Castro.
Para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das dez escolas com 12 mil alunos em cinco municípios (Tucuruí, Breu Branco, Pacajá, Goianésia do Pará e Novo Repartimento), a URE 16 já atua em projeto pedagógico nas escolas como suporte à aprendizagem a partir dos indicadores do Ideb e do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae). “Focamos na valorização do aluno, conscientizando-o de que ele é o sujeito de transformação do processo”, afirmou a gestora da URE 16, Sônia Rosa dos Santos.
É desenvolvido um trabalho de preservação do patrimônio público e contra violência e uso de drogas, mediante parceria da escola com o trabalho tem a parceria do Ministério Público do Estado, Conselho Tutelar, profissionais liberais, polícias Civil e Militar. “No cenário conturbado em que vivemos cada vez mais a escola tem de ser referência para o jovem”, assinalou Sônia Santos.
Professores de 4 mil estudantes de 28 escolas da USE 1, nos bairros da Pratinha, Val-de-Cães, Barreiro, Telégrafo e Sacramenta, em Belém, têm ministrado aulas com elementos lúdicos para tornar as atividades escolares mais atraentes. Recentemente, alunos compareceram ao Theatro da Paz para assistir a um concerto; outros participaram de evento na Câmara Municipal de Belém. “Incentivamos a presença da família na escola, porque quando a família está junto, o aluno progride nos estudos”, destacou a gestora da USE 1, Lucinete Albarado.
Para a coordenadora do Ensino Médio da Seduc, Michely Alves, o evento de hoje serviu para a troca de experiências entre educadores do Ensino Fundamental e Médio, ou seja, os planos de ação englobam toda a Educação Básica na rede estadual.