Poli Metropolitana promove Dia D sobre o autocuidado masculino, em Belém
Programação encampa a campanha ‘Novembro Azul’ com palestras educativas sobre nutrição e higiene bucal, além da oferta de vacinas
A manhã desta quarta-feira (9) foi marcada por ações de cuidados e bem-estar voltadas para pacientes e colaboradores da Policlínica Metropolitana, em Belém. A programação, realizada em parceria com a Coordenação de Saúde do Homem da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), contou com palestras educativas sobre saúde do homem, tais como nutrição e higiene bucal, além da oferta de serviços como vacinas, testagem rápida de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e, atendimento com nutricionista.
Enquanto aguardava uma consulta, o agente de portaria José Carlos da Silva, de 40 anos, fez questão de participar da palestra sobre saúde do homem, ministrada em uma das recepções da unidade. Para ele, que está com todos os exames periódicos em dia, disseminar essas informações entre o público masculino pode prevenir doenças. “Precisamos, cada vez mais, desse tipo de orientação. Alguns homens acabam tendo preconceito em se cuidar, mas isso não pode acontecer. Essas campanhas ajudam, inclusive, a desmistificar isso”, disse.
O músico Vagner Fernandes, que também participou da roda de conversa, aproveitou a oportunidade para atualizar seus exames de rotina. “Por eu ser diabético, preciso estar sempre me cuidando. Gostei muito dessa iniciativa oferecida pela Policlínica e pela Sespa”, ponderou o paciente.
Autocuidado
Tal campanha foi desenvolvida a partir de uma necessidade em disseminar práticas de autocuidado e informações entre o público masculino que utiliza os serviços públicos de saúde. “Precisamos fomentar entre nossos usuários a importância do autocuidado. Por isso, na campanha do novembro azul, tratamos assuntos relacionados à saúde do homem de uma forma geral, não apenas sobre o câncer de próstata”, ressalta Diego Cutrim, coordenador de saúde do homem da Sespa.
Ainda de acordo com o profissional, “a nossa coordenação disponibilizou, junto à Policlínica, o pacote de saúde do homem. O serviço, agendado pelas equipes do Programa Território da Paz (TerPaz), conta com diversos exames preventivos, como o PSA (Antígeno Prostático Específico). Após isso, o paciente é acionado pela Policlínica e avaliado pelo especialista da unidade. Dessa forma, conseguimos promover e incentivar esse cuidado entre o público masculino”, finaliza Diego.
Para Liliam Gomes, diretora executiva da Policlínica Metropolitana, “essas campanhas são importantíssimas, sob o ponto de vista de conscientização do público masculino sobre o quão fundamental, estar atento consigo, se priorizar e se cuidar”, explica a gestora.
A Policlínica Metropolitana fica na avenida Almirante Barroso, entre a avenida Dr. Freitas e a travessa Perebebuí, no bairro do Marco, em Belém.