EGPA realiza o I Colóquio de Governança Pública
Teve início na manhã desta terça-feira, 19, o I Colóquio de Governança Pública da EGPA. O evento, que segue até amanhã na sede da Escola de Governança Pública do Estado do Pará, reúne servidores públicos estaduais e municipais que tenham por foco em suas pesquisas a análise da atuação do espaço público, o processo de governança em suas diversas dimensões e aprendizagens institucionais.
A mesa de abertura contou com a presença da secretária de estado de Administração, Alice Viana, que representou o governador Simão Jatene, do diretor geral da autarquia, Danilo Alho, da presidente da Fundação Hemopa, Ana Suely Leite Saraiva, da diretora do Instituto de Formação Profissional e Superior (Iseg/EGPA), Gisele Nobre e da coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública (CEPPE/EGPA), Drª Luciana Rodrigues Ferreira.
A titular da Sead defendeu o compartilhamento do exercício da governança na gestão pública. “Temos o compromisso e a responsabilidade desta missão junto com o governador e com os servidores públicos efetivos do nosso Estado, que são os verdadeiros agentes das políticas públicas no Pará”, afirmou.
A preocupação com todos os detalhes do evento foi destacada pelo diretor geral da EGPA, Danilo Alho. “O nosso papel é proporcionar políticas públicas com eficácia e eficiência, de modo que a população seja beneficiada com serviços de qualidade”, disse.
Ele anunciou que está sendo pensado, em parceria com a Sead, a possibilidade da realização, ainda este ano, do I Congresso de Governança Pública do Estado do Pará.
O evento seguiu com o lançamento do E-Book/EGPA, que reúne trabalhos de pesquisadores do funcionalismo público estadual. Em seguida foi apresentado o painel “Governança Pública: Importância e Desafios na Amazônia”. Pela parte da tarde foram realizados o Painel “Governança Pública: o caso do Fórum de Turismo no Estado do Pará – Fomentur” e apresentação de banners “Estudos e Práticas na Gestão Pública”.
Amanhã pela manhã acontecerão os Painéis: “Gestão de Conhecimentos nas Organizações”, “Accountability e Avaliação dos Indicadores em Saúde e Habitação” e a tarde, serão apresentados os trabalhos com três eixos: “Política Pública e Desenvolvimento da Amazônia”, “Accountability e Avaliação de Políticas Públicas” e “Gestão do Conhecimento Organizacional/Pessoas”. A conferência de encerramento “Governança Pública no Estado do Pará” terá a presença do ouvidor geral do Estado, Ruy Martini Santos Filho, e de Danilo Alho.