Jogos Estudantis dão asas aos sonhos de alunos do interior
“Sonho em entrar em um avião pela primeira vez e representar meu município em uma competição fora do Estado” A declaração é de Pablo Araújo, 16 anos. Aluno da Escola Estadual Professor Galvão, no município de Augusto Corrêa, no nordeste paraense. Ele se preparava para entrar em quadra na manhã desta quarta-feira (20).
Pablo disputa a etapa estadual dos Jogos Estudantis Paraenses (Jeps 2018), na modalidade futsal. A competição, uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), começou na terça-feira (19) e vai até o domingo (24). Em 2018, os Jeps atingem a marca histórica de 60 anos de funcionamento. É o segundo projeto esportivo educativo mais antigo do país, atrás apenas dos Jogos do Paraná.
“Essa é a consolidação do Jeps como uma marca. Ao longo dessa trajetória, a gente verifica que tivemos grandes participações, tanto no âmbito estadual, quanto nacional. Agora é dar continuidade na consolidação desses jogos, como a grande porta que temos para os alunos das zonas rurais do nosso Pará chegarem numa etapa estadual e até nacional”, disse a coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer, Ana Glória Guerreiro.
O início do sonho
Os Jeps 2018 , com a organização do Governo do Estado, começaram dia 19 de maio, com etapas regionais em Vigia, Mãe do Rio, Mocajuba, Igarapé-Açu, Portel e Parauapebas. Ao mesmo tempo, acontecia a etapa metropolitana, com seletivas em Ananindeua, Marituba e Belém. As competições terminaram dia 27 de maio, classificando as equipes para esta etapa estadual. Cerca de 1.400 alunos, técnicos e chefes de delegações de 32 municípios participam desta seletiva estadual.
No final desta etapa, que termina neste domingo, quase 400 atletas de todo o Estado vão poder realizar o sonho de disputar a etapa nacional, que terá a primeira fase em Manaus, no mês de agosto, e a segunda no Rio Grande do Sul, em novembro. Além do despertar da cidadania, os jogos ajudam a confirmar ideais de vida. “Sei que vou enfrentar o preconceito e a desvalorização desse esporte entre as mulheres, mas ainda assim, quero ser jogadora de futsal”, disse a estudante Rayna Marçal, 17 anos, aluna da Escola Estadual Isaura Baía, do município de Mocajuba.
Finais com transmissão pela TV
Só nesta quarta-feira (20), foram quase 70 jogos, em quatro modalidades e oito ginásios diferentes.
As finais dos Jeps envolvem competições individuais e coletivas nas categorias “A”, englobando alunos de 12 a 14 anos de idade, e “B”, com alunos de 15 a 17 anos.
As disputas individuais abrangem judô, atletismo, natação, ciclismo, badminton, luta olímpica, jiu-jitsu (não classificatória), vôlei de praia, xadrez, ginástica rítmica e tênis de mesa. Os estudantes também disputam modalidades coletivas: basquete, handebol, futsal e vôlei.
As finais desta etapa estadual dos Jeps serão no “Mangueirinho”, nos dias 23 e 24, e terão transmissão ao vivo da TV Cultura do Pará para todo o Estado, totalizando 20 horas de transmissão.
No sábado (23), a partir das 8h, ocorrerão as finais do basquete feminino e masculino da categoria “A”, com direito à premiação. Logo depois, o público irá conferir as finais do futsal feminino e masculino “A”,com a premiação dos atletas. Nos intervalos das partidas o Dj Zek Picoteiro, o grupo de rappers Vila 91 e Dandaras do Norte animam o público presente.
Ainda no sábado, haverá finais de handebol da categoria “A”, masculino e feminino. A programação do dia se encerrará com uma atração e tanto para o público ligado no esporte: pelo Campeonato Paraense de Vôlei Feminino Adulto, jogarão as equipes do Paysandu e Bodytech, às 17h15.
Para o domingo (24) estão programadas as finais de basquete feminino e masculino da categoria “B”; handebol feminino e masculino “B”, futsal masculino e feminino “B” e vôlei feminino e masculino da categoria “B”, com as respectivas premiações.
A programação poderá ser acompanhada por meio da TV ao vivo do Portal Cultura: (http://177.74.1.4/webtv/funtelpa_aovivo/tv.html).
O público e as torcidas das escolas e municípios do Jeps vão conferir ainda um RexPA de futsal masculino, válido pelo campeonato paraense adulto da modalidade, a partir das 17h. Na sequência, haverá novo RexPa, desta vez no basquete masculino sub 19, às 18h.
Os Jeps mobilizam diretamente quase 6 mil estudantes de escolas públicas federais, estaduais e municipais e, ainda, de escolas particulares de 60 municípios desde maio. Nas seletivas regionais, cerca de 20 mil estudantes foram mobilizados.
Serviço:
Finais Jeps 2018 – Etapa Estadual. Sábado (23) e Domingo (24), a partir das 8h. Local: Arena Guilherme Paraense - Mangueirinho – Rodovia Augusto Montenegro, 524.