Aulão Enem Pará Itinerante reúne centenas de estudantes da rede pública estadual
Química, Matemática e Redação foram as disciplinas ministradas
Duzentos e trinta alunos participaram na manhã deste sábado (5), do aulão Enem Pará Itinerante, promovido pela Seduc, através da 4ª URE (Unidade Regional de Educação) em Marabá, sudeste do Estado. O objetivo do Programa é apoiar o trabalho dos professores na escola, com foco no Enem. O aulão reuniu alunos de Marabá, São Domingos do Araguaia, Jacundá e Nova Ipixuna, que assistiram aulas de Química, Matemática e Redação.
Magno Barros, diretor 4ª URE, lembrou que o aulão fortalece o trabalho do professor em sala de aula. "Quem trabalha na equipe do pré-enem se dedica e estuda exclusivamente para trabalhar temas do exame. A metodologia geralmente é diferente da que é trabalhada em sala de aula, mas o objetivo é fortalecer o trabalho já realizado. Um resumo muito bem feito pelos professores, a metodologia envolve o aluno", observou Magno Barros.
Para o diretor da 4ª URE, trata-se de um trabalho intelectual e psicológico, para dar a confiança que o aluno precisa, a fim de se sentir preparado e que ainda a escola pública fez sua parte. "No Enem passado tivemos em Marabá inúmeras aprovações em Medicina, Direito e Engenharias. Isso se dá por conta do trabalho na escola e o reforço que o aulão traz. A equipe de Belém está bem preparada. Espero que consigamos ampliar a aprovação que foi boa. A educação tem de transformar vidas, eu acredito nisso. Você tem de sair melhorado" , concluiu Barros.
Anderson Antônio Costa Pinheiro, professor de Química da 4ª URE, ressaltou que o Pará tem proporções gigantescas, e por esse motivo, muitas vezes um ensino de qualidade não consegue chegar até os recôndidos mais distantes.
"Um projeto como Enem Pará Itinerante leva ensino de qualidade, com professores capacitados, experientes, que podem dar oportunidade ao aluno que se vê mais despretigiado. É um projeto que a gente se orgulha em fazer parte, porque a grande recompensa é ver o brilho nos olhos dos alunos, quando percebem que podem conquistar esse sonho. Estamos felizes por partilhar e divulgar esse trabalho, levar conhecimento para todos os cantos do Estado", expressou o professor.
ALUNOS
Estudante da rede pública municipal, Maria Luiza, estuda na Escola Estadual "O Pequeno Príncipe", em Marabá. "Em todos os aspectos e áreas temos oportunidade de nos envolver com outros professores e outros métodos de aprendizagem que são muito importantes na nossa escola, até métodos mais fáceis. Na aula, tivemos uma pincelada em vários conteúdos que já são ministrados nas escolas", elogiou ela.
INTEGRAÇÃO
Para o secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto,
é uma satisfação e dever do governo do estado estar presente em todas as agendas de construção de uma educação de qualidade. "Excelente oportunidade aos jovens e adultos, que desejam através da porta do Enem adentrar ao mundo com uma educação de excelência. O aulão Enem Pará Itinerante contribui com conteúdo já ministrado pelos professores locais", salientou o secretário.
Texto: Emilly Coelho (Ascom Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará)