'Prepara Enem' garante reforço na aprendizagem para cerca de 800 alunos da capital
Ação foi direcionada exclusivamente para estudantes de dez escolas vinculadas à 8ª Unidade Seduc na Escola (USE)
Com a proposta de garantir conhecimento, diversão e momentos de relaxamento, o “Prepara Enem 2022” levou para o auditório Ismael Nery, no Centur, em Belém, cerca de 800 alunos da rede pública estadual. A iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da 8ª Unidade Seduc na Escola (Seduc) surgiu em 2019, e de lá para cá, tem chamado atenção por sua programação diversificada.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 13 e 20 de novembro em todo o País. Durante o aulão de hoje, foram apresentados aos alunos não apenas conteúdos específicos, mas também dicas para um desempenho nas questões e a importância de estar organizado quanto ao horário, local e do que comer durante as provas.
Quem está confiante de que vai conseguir bons resultados nas provas é Karen Cazé, aluna da Escola Estadual Visconde de Souza Franco, que pretende cursar Direito. “É importante estar perto dos nossos concorrentes do Enem, poder estudar todo mundo junto, até tranquiliza a gente. Como a minha escola é de tempo integral, estamos tendo toda uma preparação para o exame e, além disso, tenho reforçado os estudos em casa”.
Desde o início do ano, Sofia Lancelot tem estudado bastante para conseguir uma vaga no concorrido curso de Psicologia. A jovem conta que sua rotina de aprendizado é de aproximadamente 15 horas por dia, iniciando logo cedo pela Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso, seguido do cursinho preparatório no Polo Metropolitano Pré-Enem e, ao chegar em casa, a estudante ainda revisa alguns conteúdos.
Aluna Sophia Lancelotte“Acredito que a maior parte dos alunos estão bem nervosos com a chegada do Enem, já que faltam oito dias para o início das provas. Acho importante a gente ter um aulão preparatório que tenha um acompanhamento com uma psicóloga, que está dialogando conosco e tentando nos acalmar, para que possamos manter o controle, até porque não tem como fazer a prova com um nível de estresse muito elevado”, descreveu.
Motivação - Nos intervalos dos aulões, psicólogos de uma instituição privada de ensino superior deram orientações aos estudantes sobre a necessidade em manter o controle emocional durante as provas e apontaram que estar preparado psicologicamente nesses dias é de grande importância, até porque o fator emocional faz toda a diferença. Durante a programação, também foram ofertados serviços de massagens, lanches e refeições aos participantes.
Aluno Kaynan MackayatO estudante Kaynan Mackayat acredita que esse tipo de iniciativa passa mais segurança aos alunos, ensinando-os a ter mais autoconfiança, além de claro, ajudar a revisar as matérias mais comuns na prova do Enem. “Pretendo cursar medicina e por ser um curso historicamente concorrido, com notas de corte muito altas no Brasil todo, estou me preparando há bastante tempo. Tenho revisado conteúdos por área, elaborado redações semanalmente, fazendo diversos exercícios e simulados. Mas nessa etapa final, tenho sido mais assíduo, para conseguir ter um momento de relaxamento antes das provas”.
A diretora da Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso, Elizabeth Aguiar, afirma que este é um momento importante para os candidatos, de desestresse, de encontro e de entusiasmo. Ela avaliou que esses alunos saíram do aulão mais motivados para que nos dias das provas, no dia 13 e 20 de novembro, respectivamente, estarem realmente aptos para colocar em prática tudo aquilo que aprenderam nesses anos todos.
“Esse momento deve ser de muita motivação e orientação, principalmente porque o aluno que faz preparação para o vestibular, ele se sente muito importante e, ao mesmo tempo, bastante preocupado se vai dar conta. Então as unidades da USE 8 criaram essa estratégia de trabalho para reunir todos que são do terceirão e seus professores, para ministrar um aulão com dicas que podem ser um suporte maior para eles nos dias das provas”, enfatizou.
Parceria - O “Prepara Enem” surgiu devido à 8ª USE ser uma grande referência no ensino médio, é o que afirma a gestora, Geovânia Paiva. Das 22 escolas que estão sob a sua jurisdição, dez possuem turmas que trabalham com a metodologia de ensino que antecede o ensino superior. Por esse motivo, a dirigente entende que é importante ter um olhar diferenciado com esses alunos.
“Nossa ação é uma iniciativa pensada, construída e desenvolvida por toda equipe da USE 08. Estamos muito felizes pela oportunidade de ter a presença dos nossos alunos que, apesar das intempéries climáticas, não deixaram de vir e prestigiar esse momento que não deixa de ser super importante para eles. Todo mundo se juntou, deu as mãos nesse laço colaborativo para que nossos alunos possam conseguir um bom rendimento nas provas do Enem”, afirmou.
Diretora Marilena GuimarãesA diretora da Escola Estadual Visconde de Souza Franco, Marilena Guimarães, considera que esse tipo de ação é extremamente significativa e de grande importância para os alunos. “A partir do momento que eles saem do ambiente escolar e tem acesso a um espaço diferenciado, uma aula especial, isso estimula mais. Hoje, não só os professores estão ministrando as aulas, mas também há o atendimento psicológico, o que é fundamental nessa reta final da preparação”.