Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Materno-Infantil de Barcarena garante 100 mamografias no Outubro Rosa

Exame é recomendado para identificar o câncer de mama na fase inicial, o que aumenta em mais de 90% as chances de cura

Por Governo do Pará (SECOM)
04/11/2022 12h43

Paciente realiza exame de mamografia Com intuito de auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de mama, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB) realizou 100 exames de mamografia nos dias 26, 27, 28, de outubro, e, ainda, em 1 deste mês.

A ação integra a campanha Outubro Rosa, mês dedicado a reforçar as ações de prevenção à doença e beneficiou mulheres moradoras da região, em atendimento na unidade hospitalar, que pertence ao governo do Pará. 

De acordo com o supervisor de Radiologia do HMIB, Ivanilson Leal, dos 100 exames realizados, 63 foram de rastreamento da doença e, em 37, as pacientes apresentavam algum tipo de sintoma ou tinham histórico de câncer na família.

“A mamografia é o exame recomendado para identificar o câncer de mama na fase inicial, o que aumenta em mais de 90% as chances de cura”, explica o profissional.

No Norte do País, o Pará é o estado que tem maior estimativa de registros da doença para este ano. Serão 780 novos casos de câncer de mama, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

“Apesar da alta mortalidade, a doença tem cura se descoberta precocemente, por isso a importância do exame de mamografia para identificação de nódulos ou anormalidades nas mamas”, explica a diretora Assistencial do HMIB, Lorena Portal.

O HMIB é referência para gestantes de alto risco e bebês de 11 municípios na Região do Baixo Tocantins. A unidade fica a 114 km de distância da capital Belém, com atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em quatro anos de funcionamento, a unidade já realizou mais de 417 mil atendimentos, sendo mais de 5,3 mil partos. “Abraçamos este tipo de ação porque fortalece ainda mais o nosso compromisso com a população, que é prestar uma assistência humanizada em saúde, de forma digna e gratuita para todos”, finaliza a diretora.

Texto de Anna Karla Lima