Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa realiza seminário sobre Saúde da pessoa idosa

Por Melina Marcelino (SESPA)
03/11/2022 18h14

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Saúde do Idoso, realizou na manhã desta quinta-feira (3), no auditório da secretaria o seminário "Contemporaneidade e suas interfaces com o processo de envelhecimento". O evento teve a presença de geriatras, técnicos especialistas em gerontologia, psicólogos, gestores da Sespa e representantes dos municípios de Belém,  Ananindeua,  Santa Bárbara e Marituba.

No Estado do Pará, pessoas acima de 60 anos representam 10% do total da população paraense, com cerca de 755.611 idosos. Em Belém, são 132.611 idosos, 9,3% da população. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Segundo Amujacy Vilhena, coordenador Estadual da Saúde do Idoso, a proposta é tratar sobre temáticas específicas da saúde da pessoa idosa, como a saúde mental, populações tradicionais dentro do contexto de envelhecimento e gestão de políticas de saúde."Discutimos aspectos relevantes ao processo de envelhecimento e queremos despertar nos técnicos e todos os participantes a importância de organizar a linha de cuidado com a pessoa idosa para qualificar a nossa rede de atendimento", explica o coordenador. 

A programação do evento começou às 9h com uma mesa redonda com a presença do Secretário de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, do secretário adjunto de gestão de políticas de saúde,  Sipriano Ferraz, da diretora de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Laena Reis e do coordenador estadual de saúde do idoso,  Amujacy Vilhena. 

Para o secretário Adjunto de Gestão de Políticas de Saúde,  Sipriano Ferraz, antigamente, as pessoas morriam com 40, 50 anos, com o avanço das tecnologias, da medicina, do acesso das pessoas à serviços de saúde nós estamos tendo uma inversão da pirâmide etária. “Estamos tendo menos pessoas nascendo e mais pessoas envelhecendo, e nós enquanto gestores de saúde precisamos preparar o nosso sistema para suportar essa carga de idosos, sabemos que quanto mais envelhecemos mais cuidados vamos precisar”.

Rômulo Rodovalho, Secretário de Saúde Pública, avalia que este é um evento de muita grandeza e vai enriquecer o olhar de todos para a Saúde do Idoso. “Todos queremos viver o máximo possível e todas as interfaces colocadas neste evento vão nos levar a envelhecer com saúde. Com o crescimento do número de idosos, precisamos ter mais qualidade e humanização no atendimento à pessoa idosa, além de fortalecer as políticas públicas de atenção à saúde do idoso”, avalia o secretário.

Logo em seguida às falas institucionais, foram realizadas palestras sobre: Oncologia; Saúde Mental; A pessoa idosa no contexto das populações tradicionais; Aspectos do envelhecimento; Organização da linha de cuidado para atenção Integral à Saúde da pessoa idosa; e  Aposentadoria planejada.

Serviços - A Sespa comunica que a população com mais de 60 anos no Pará tem acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Atenção Básica, formada pela Estratégia Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Urgência e Emergência.

A Atenção Básica em Saúde deve referenciar as pessoas acima de 60 anos aos demais níveis de complexidade, como ambulatórios de especialidades, serviços de atenção domiciliar, polos de dispensação de medicação para Alzheimer e Parkinson e rede hospitalar. A atenção básica também é responsável pela aplicação de vacinas voltadas a esse público, a exemplo das campanhas anuais contra a gripe. 

Entre as ações executadas pela Sespa, por meio da Coordenação de Saúde do Idoso, estão as capacitações para a distribuição correta da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, emitida pelo Ministério da Saúde (MS), e assessoria técnica aos municípios na implantação dos serviços de atenção domiciliar, como o Programa Melhor em Casa, desenvolvido pelo governo federal e executados pelos municípios.

Texto: Melina Marcelino com informações de Mozart Lira.