Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LAZER E SAÚDE

Ações sociais da Cosanpa reúnem mais de 300 participantes em quatro municípios

Foram contemplados municípios onde a Companhia executa obras de ampliação da rede de abastecimento de água

Por Luciano Cuns (SECOM)
03/11/2022 16h47

"É a segunda vez que o centro comunitário é beneficiado com essa ação da Cosanpa, e o resultado é muito positivo, pois é um ganho para todas essas crianças carentes, já que muitas famílias não têm condições de dar um brinquedo ou investir nos estudos", disse Maria Mercês da Silva, diretora do Centro Comunitário São Paulo, no Distrito de Icoaraci, em Belém. Ela é uma das mais de 300 pessoas que participaram dos cursos profissionalizantes, das ações sociais e palestras, promovidos gratuitamente em outubro pela Assessoria de Programas Sociais da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

A Companhia sempre promove eventos para a população em situação de vulnerabilidade, em cidades onde há obras de saneamento financiadas pela Caixa Econômica Federal (CEF) em andamento.Turma que concluiu curso profissionalizante oferecido pela Cosanpa

O município de Castanhal (Região Metropolitana de Belém), onde as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água vão atender mais de 65 mil pessoas, recebeu ações voltadas a alunos de escolas estaduais e municipais.

A programação ofereceu a palestra “Gravidez na Adolescência”, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria das Mercês de Oliveira Conor, no bairro Propira. Já na Escola Municipal de Ensino Infantil Evanildes Farias, no bairro São José, também houve ação educativa para as crianças, com apresentação de vídeo sobre o tema “Saneamento é vida!”.

Ainda em Castanhal, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Maria Viganó, no bairro Nova Olinda, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Encarnação, no setor Estrela, os estudantes participaram de palestra educativa sobre como utilizar água de forma correta.

Estudantes aprenderam sobre uso racional da água

Uma das participantes, Julia Cristine, aprendeu “que a gente tem que tentar economizar a água, porque tem tantas pessoas que não têm o serviço em casa. Por isso, na hora de escovar os dentes, temos que deixar a torneira desligada, assim como não tomar banhos demorados”.

A equipe do setor Técnico Social da Cosanpa realizou ações previstas no Termo de Adesão do município, como visitas domiciliares com aplicação de formulário de adesão; acompanhamento à instalação de hidrômetros; trabalho de conscientização sobre o uso correto da água e entrega de materiais explicativos sobre os serviços da Companhia.

O Dia das Crianças também foi comemorado em Castanhal, com atividades no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Propira, que levou aos moradores da área recreação, animação com palhaços e distribuição de brindes.

Em Belém, a programação com as crianças foi desenvolvida pela equipe Técnico Social do Complexo Bolonha, incluindo recreação, cama elástica, piscina de bolinha, distribuição de brinquedos e lanches para 100 participantes. O Distrito de Icoaraci também foi contemplado com atividades para o público infantil, no Centro Comunitário São Paulo.O Dia das Crianças incluiu ações lúdicas e educativas para as crianças

Baixo Amazonas - No município de Alenquer, na região Oeste, onde está em andamento a ampliação do sistema, que prevê nova estação de tratamento e redes para atender a população com água de qualidade, as atividades alusivas ao Dia das Crianças ocorreram na Igreja de São José, no bairro da Independência. 

Ainda no município, a Cosanpa promoveu o curso de Redes Artesanais, projeto da Equipe Técnica de Alenquer, que ensinou às moradoras do bairro Luanda a confecção de redes, como opção de geração de renda. “Esse é um curso que irá ajudar a minha família, porque é através dele que levarei renda para a minha casa”, disse a participante Lidiane Deise.

A obra do novo sistema de água de Santarém, também no oeste paraense, vai ampliar o abastecimento de água na sede municipal. Ações sociais também foram realizadas na cidade, na Escola Aluízio Lopes Martins, que recebeu o Comitê Ambiental Escolar. No Centro de Educação Infantil (Cemei Jutaí), técnicos da Cosanpa levaram à comunidade apresentação de fantoches e exibição de filmes infantis sobre a temática do meio ambiente. Houve ainda atividade do Comitê Ambiental, que garantiu na Escola Municipal Nôr Michel Gantuss ações de sustentabilidade para as crianças.

Ainda em outubro, a equipe do setor Técnico Social promoveu aos moradores o curso de Agente de Portaria. Vinte vagas foram preenchidas para a capacitação, que ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Frei Miguel Kellett, no bairro Interventoria.

Em Alter do Chão, presente em todos os roteiros turísticos do Pará, e que também recebe investimentos da Companhia, houve palestra sobre higiene bucal na Escola Municipal Maria do Rosário Barbosa, voltada para crianças da Comunidade do Irurama – Eixo Forte.

Outubro Rosa – Como outubro é o mês dedicado à conscientização e prevenção ao câncer de mama, a Cosanpa promoveu atividade para moradoras do bairro São José, em Castanhal, incluindo a palestra “Outubro Rosa, um toque de amor”. O evento contou com dinâmicas, testes rápidos, entrega de brindes e serviços de estética. O CRAS Santa Helena, ainda em Castanhal, ofereceu orientações e informações sobre prevenção à doença.A campanha nacional Outubro Rosa fez parte da programação social destinada às mulheres

“Eu, com 67 anos, aprendi informações que desconhecia, por isso foi muito importante, porque a gente se cuida, dá conselho aos nossos familiares, e isso foi muito importante”, destacou Maria de Jesus Lameira, moradora da cidade. 

Em Belém, foi ministrada palestra sobre prevenção ao câncer, na Igreja do Evangelho Quadrangular, no bairro da Pedreira. Márcia Costa, uma das participantes, afirmou que “foi muito gratificante a Cosanpa proporcionar um momento como esse, já que é um assunto muito importante para as mulheres”.

“Em todos os cursos, os participantes recebem material e certificado, para que já iniciem os trabalhos após o término da capacitação. Os materiais que são fornecidos nas palestras e ações sociais não possuem custos. É uma forma de ajudar no desenvolvimento educacional e econômico dos moradores das cidades em que as obras de saneamento estão em andamento”, finalizou Lene Ursen, assessora de Programas Sociais da Cosanpa.