Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Preamar da Consciência Negra promove arte e oficinas em espaços públicos estaduais

A vasta programação gratuita oferecida pela Secult exalta a luta, a identidade e as manifestações artísticas de negros e negras no Pará

Por Josie Soeiro (SECULT)
03/11/2022 15h20

A valorização da identidade e da participação do negro na construção do Pará estão no Preamar, aberto com a autorização do Museu da Consciência Negra pelo governador Helder BarbalhoUm dos eventos mais importantes da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) deve ocupar no mês de novembro diversos equipamentos públicos durante o Preamar da Consciência Negra. A iniciativa tem por objetivo a valorização e o fortalecimento da cultura negra, por meio de exposições, oficinas, exibição de filmes, apresentações musicais e rodas de conversa. Toda a programação é gratuita.

A programação foi aberta nesta quinta-feira (03), na Igreja de Santo Alexandre – centro histórico de Belém -, com a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de construção do Museu da Consciência Negra. A partir do dia 04 (sexta), o público poderá conferir a exposição “O Negro na História e na Cultura do Pará”, no hall do Museu de Arte Sacra (MAS), até 04 de dezembro, sempre de terça-feira a domingo, das 09 às 17 h, horário de funcionamento do Museu.

A mostra traz obras do acervo do Museu e da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, além da projeção de imagens fotográficas de profissionais paraenses, como Bárbara Freire, Yuri Amorim e Úrsula Bahia.

Palacete Faciola, que abriga o auditório Eneida de Moraes, terá mostra audiovisual

No dia 06 (domingo), das 09 às 17 h, na Praça da Fonte, próximo ao Píer da Casa das Onze Janelas, ocorrerá o Preamar da Criatividade - Novembro da Consciência Negra, realizado em parceria com o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa). Nesta edição, o Cedenpa fez a curadoria de 23 empreendedores que trabalham com confecções de ecobags, roupas customizadas, acessórios artesanais e vendas de alimentos. A Feira Criativa também contará com apresentação musical do grupo de carimbó Frutos da Terra e de Marcelo Ramos & Araponga Cry Music.

No dia 20, o MAS vai promover uma visita temática com ênfase na presença negra no Museu de Arte Sacra.

Audiovisual - Este ano, o Preamar da Consciência Negra também inclui uma programação audiovisual, com exibição de filmes no auditório Eneida de Moraes – no Palacete Faciola, sob a coordenação do Museu da Imagem e do Som (MIS). No dia 09, haverá Projeção comentada: Patrimônio Vivo - Negros e Mulheres no Audiovisual Amazônico, com o filme “O Negro no Pará”, que será debatido pelo diretor do filme, Afonso Gallindo. O documentário traz depoimentos de remanescentes do quilombo de Petimandeua, no Pará, de pesquisadores, artistas e integrantes do movimento negro no Brasil, em busca do percurso dessa investigação histórica da presença negra na Amazônia.

No dia 16, será exibido o filme “Brutos Inocentes”, de Líbero Luxardo. O longa tem duas partes: a primeira conta a história de Inácio, um seringueiro que luta para sair do regime de semiescravidão, e guarda o sonho de extrair uma grande quantidade de borracha para ir embora com sua filha, Joana. A segunda parte tem como cenário a Basílica Santuário de Nazaré, e conta a história de um casal branco que tivera um filho negro, e traz a criança para acompanhar o Círio esperando que o menino se torne branco.Parque Urbano Porto Futuro também está no roteiro do Preamar da Consciência Negra

No dia 23, a programação terá o filme “Marias da Castanha”, de Edna Castro. O documentário traz o dia a dia das operárias das empresas de beneficiamento e exportação de castanha-do-pará, e todo o processo de produção do fruto pelas operárias. No dia 30, haverá a exibição do filme “Mulheres de Mamirauá”, de Jorane Castro, documentário que descreve a importante função da mulher na sociedade do ecossistema de várzea. O filme revela, ainda, uma visão original sobre Mamirauá, um dos lugares mais preservados da Amazônia, onde se respeita e se aprende com a natureza. A atividade é gratuita, e ocorrerá sempre as 10 h, no auditório Eneida de Moraes, que tem capacidade para até 80 pessoas.

Em Icoaraci - De 11 a 13 de novembro, das 17 às 20 h, a Estação Cultural de Icoaraci (distrito de Belém) recebe o III Festival de Cinema Negro Zélia Amador de Deus, uma realização do Cine Diáspora em parceria com a Secult.

Nos dias 18, 19 e 20, das 15 às 17h30, a Estação terá oficinas de danças afro, técnicas de tranças Nagô, turbantes e artesanato. No dia 19, as 19h30, o local receberá a exposição e o show “Batuques, por entre rios e matas”. Já no dia 20, as 18 h, haverá o show “Batuques, por entre rios e matas” e desfile com o resultado das oficinas.

Resistência e liberdade - O Arquivo Público do Estado do Pará (Apep) também realizará uma série de atividades para marcar o mês da Consciência Negra, dentro e fora de sua sede. No dia 17, as 09h30, o órgão levará para a Sede da Associação do Território Quilombola do Abacatal, em Ananindeua, a exposição “Quilombos ilhas de resistências e de liberdades: Registros documentais do Arquivo Público”.

No dia 18, também a partir de 09h30, a mesma exposição será levada para a Escola Estadual Doutor Freitas, em Belém. No dia 19, as 09h30, na sede do Arquivo Público, ocorrerá a palestra “Belém da Independência: Cidade negra e as agências de escravizados para  sobrevivência e liberdade”, com a professora Bárbara Palha, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Em seguida, haverá a palestra “Mulheres africanas, liberdade, justiça e nação em Belém (1700 – 1750)”, com a professora Marley Silva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Encontro na Casa e no Porto - O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas terá uma edição especial da programação Encontro na Casa no dia 18, as 18 h, com o tema “A representação do negro e do índio na arte contemporânea”. A ação visa promover reflexão sobre a produção, história de vida e representação do negro e do índio nesse cenário artístico. A conversa será com Vânia Leal e artistas participantes do Salão Arte Pará.

O Porto Futuro também vai integrar o Preamar da Consciência Negra com a Feira Preta, que privilegia a criatividade de empreendedores negros e negras. Nos dias 19 e 20 de novembro, a programação contará ainda com a apresentação de grupo de capoeira, oficinas de técnicas de tranças Nagô e turbantes, além de apresentações artísticas do Grupo Toro Açu e Bloco Axé Dudu. Com a curadoria do Cedenpa, a programação terá atrações durante todo o dia.

Eventos na UsiPaz - O Preamar da Consciência Negra também se estenderá às Usinas da Paz. De 07 a 19 de novembro, sempre as 18 h, a UsiPaz do Bengui terá oficina e apresentação de capoeira do Grupo Acanp. No dia 19, as 19 h, também haverá apresentação de capoeira da Acanp.Na UsiPaz Cabanagem haverá concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz

A UsiPaz do Jurunas/Condor ofertará oficina de Breaking, com Thaysa Magalhães, de 07 a 09 de novembro, a partir das 18 h. De 10 a 19, a partir de 10 h, o espaço vai oferecer oficina de danças afro, com Thaynara Garcia.

No dia 17, as 19 h, a programação será na UsiPaz da Cabanagem, incluindo concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), regida pela maestrina Alba Bonfim, com a participação da solista Edna D’Oliveira. No dia 18, as 16 h, a UsiPaz Icuí-Guajará terá mostra de Breaking e Rap. No dia 18, também a partir de 09 h, haverá atividade na UsiPaz de Marituba, com oficina de Estética afro, ministrada por Bianca Catente. De 21 a 25, o espaço também receberá oficina de Dança afro, com Taynara Garcia.