Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RELEVÂNCIA

Governo do Pará expõe trabalho do CIIR em conferência realizada nos Estados Unidos

Por Mozart Lira (SESPA)
01/11/2022 17h54

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), é um dos quatros destaques nacionais durante a “Conferência Internacional Planetree 2022 Sobre os Cuidados Centrados na Pessoa”, pelo trabalho desenvolvido pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em função da criação do 1º Conselho Consultivo de Pacientes e Familiares, que desde fevereiro deste ano tem estabelecido um canal de escuta aos pacientes e familiares para identificar, priorizar, elaborar e avaliar os esforços da instituição na rotina de atendimento. 

A apresentação do poster do CIIR ocorreu nesta terça-feira (01), em Baltimore, Maryland, Estados Unidos, local do evento que ocorre até amanhã, 02. Na ocasião, estavam na comitiva estadual o secretário adjunto de Gestão Administrativa da Sespa, Ariel Sampaio; o coordenador de Contratos e Convênios do órgão, Daniel Fontoura; a diretora executiva e a diretora operacional do CIIR, Rejane Gomes e Lilian Buse, respectivamente.  

Realizado a partir dos princípios da filosofia Planetree, de cuidado centrado na pessoa, e implantado no país pelo Hospital Albert Einstein, a atividade do Conselho foi selecionada entre dezenas de concorrentes e é a única até então desenvolvida a pacientes assistidos por Centros de Reabilitações vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e foi destacada na seção de posters da Conferência Internacional. 

“É uma parceria com os pacientes em reabilitação e seus familiares para a promoção de uma melhor relação e comunicação, como também ao aperfeiçoamento do atendimento às suas necessidades individuais”, destaca a diretora executiva do Centro, Rejane Gomes.

Criado em fevereiro deste ano pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do CIIR, o Conselho Consultivo já alcançou expressivos resultados, como o maior engajamento e sensibilização dos pais, tios e pessoas próximas para a importância no acompanhamento do reabilitando, o que já soma o envolvimento de 75 pessoas só nessa primeira etapa, consistindo num aumento de 20% se comparado ao contingente inicial. A repercussão positiva do projeto consistiu também no aumento do empenho dos conselheiros nas tomadas de decisão, o que demandou ainda um aumento de 10% de membros do Conselho. 

Esse conjunto de medidas culminou também na primeira edição do evento “Data Querida”, ocorrido em 06 de agosto deste ano, quando toda a rede de apoio, incluindo profissionais do CIIR, pacientes e familiares estiveram reunidos para trocas de experiências colaborativas. Essa primeira edição foi realizada também para celebrar os aniversariantes dos meses de abril, maio e junho; e contou com a participação de usuários e acompanhantes, que desfrutaram de ações lúdicas durante toda a manhã. A próxima edição do “Data Querida” acontecerá em 12 de novembro. 

Para o secretário adjunto de Gestão Administrativa da Sespa, Ariel Sampaio, foi um reconhecimento justo pelo trabalho desenvolvido pelo CIIR, que está empenhado na humanização da atenção dada ao paciente em sua integralidade. “Essa construção de engajamento e confiança foi reconhecida pela Conferência para compartilhar que podemos criar práticas colaborativas dentro do SUS de parcerias colaborativas com pacientes e familiares”, relata.

Em relação ao Conselho Consultivo, o secretário Ariel Sampaio destaca ainda que os profissionais do CIIR estão dando voz a quem está do outro lado. “Ninguém melhor do que quem passa pelo atendimento para sugerir e apontar onde devemos melhorar e inclusive para prestar também apoio ao acompanhante do paciente”, explica. 

Localizado em Belém, o CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. 

O Centro é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município que, por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado, conforme perfil do usuário, pelo Sistema de Regulação (Sisreg).