Hospital Geral de Tailândia (HGT) realiza mutirão de mamografia para mulheres
Evento do Grupo de Trabalho de Humanização da unidade hospitalar ocorreu, na sexta-feira (28) e neste sábado (29), e beneficiou 70 pessoas
Profissional de saúde entrega panfleto informativo sobre o câncer de mama no Hospital Geral de Tailândia (HGT) Complementando o cronograma de ações em saúde envolvendo o Outubro Rosa, por todo este mês, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), realizou na sexta-feira (28) e neste sábado (29), um mutirão de exames de mamografias para descentralizar ainda mais a oferta do rastreio na região nordeste paraense.
Em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Goianésia do Pará, cidade aproximadamente a 110 km de Tailândia, a ação em saúde trouxe cerca de 70 mulheres em uma caravana até o Ambulatório da unidade hospitalar para a realização da mamografia. A ação é preventiva contra o câncer de mama.
Usuária concentrada na leitura do mterial informativo sobre câncer de mama neste sábado (29), no Hospital de TailândiaCom a temática “Prevenção é o melhor remédio contra o Câncer”, no momento em que as mulheres ficaram à espera de serem chamadas para realizarem os exames, as facilitadoras da ação, Aladmilla Freitas, coordenadora do GTH, e Katrinne Mayanne, nutricionista Clínica, conduziram uma roda de palestras sobre o tema, e de forma lúdica, com um expositor de mamas, as participantes puderam identificar um possível nódulo mamário pelo autoexame, além da entrega de material informativo explicando o que é a doença, a prevenção e o tratamento “com dicas de uma alimentação balanceada e a importância de uma atividade física na vida do ser humano para inibir qualquer tipo de comorbidade”, pontuou a nutricionista.
Uma das contempladas com a ação e integrante da caravana, Katia Soares, de 52 anos, disse estar feliz pela oportunidade da oferta do rastreio.
“Ações sociais como essa à comunidade precisam ser mais acessíveis. Parabéns à parceria entre o Município da minha cidade com o Governo Estadual, por meio do Hospital Geral de Tailândia. Pessoas como a mim, que moram em local afastado e sem recurso financeiro para tratar a saúde ou realizar exames, precisam de apoio do serviço público, sempre”.
A agricultora diz estar grata com a viagem. “Hoje, foi gratificante vir até Tailândia. Eu moro em uma vila, em Goianésia, e há dias eu notei algo de errado na minha mama esquerda. Procurei o Posto de Saúde com o pensamento de que iria demorar muito pra eu realizar o meu exame. Mas, graças a Deus, quando o médico solicitou o meu encaminhamento para rastreio, o Posto de Saúde fez o comunicado a mim que eu estava sendo listada à caravana para realizar o exame neste sábado. Fiquei muito feliz. Agora é levar o exame realizado para o médico na próxima semana avaliar”, contou alegre.
Outros eventos – Além deste mutirão às usuárias do município vizinho, o HGT vem proporcionando a todas as mulheres de Tailândia e região, apenas em outubro, a oferta em saúde no modelo aberto de agendamento para a realização do exame de mamografia com 25 vagas por dia, diferente dos outros meses em que o agendamento é fechado somente por intermédio da Regulação. O serviço em saúde segue ofertado no modelo aberto até esta segunda-feira (31), de 14h às 18h.
Ainda, o GTH conduziu o “Outubro Rosa Itinerante” no início da segunda quinzena deste mês, em uma multinacional e em uma unidade financeira, realizando entre as colaboradoras e cooperadas uma roda de palestras sobre o tema para que as participantes pudessem ficar bem informadas sobre a temática e, paralelamente, levassem informações a outras mulheres; além de também agendarem os exames de rastreio.
“O HGT procura investir no bem-estar não somente de quem vai à unidade hospitalar em busca de atendimento. Toda a comunidade é importante para nós. Nesses dois dias, pensamos em trazer a este público, que graças a Deus está bem de saúde, uma educação em saúde para preveni-las da comorbidade; não somente a elas, mas transmitir por meio delas informações aos familiares e amigos”, pontuou Aladmilla Freitas, coordenadora do GTH.
Em 2022, nos últimos nove meses, o HGT já conduziu cerca de mil exames de mamografias. Com o procedimento sendo aberto ao público neste mês sem a necessidade do encaminhamento pela Regulação, em cada semana, a unidade hospitalar vem realizando mais de 100 rastreios. Somados até o momento, desde o início do mês, já foram realizadas cerca de 300 mamografias.
Dados da doença - Segundo estima o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o triênio 20/21/22, serão diagnosticados no Brasil, mais de 66 mil novos casos de câncer de mama, com um risco estimado em 61,61% de casos a cada 100 mil mulheres.
De acordo com Aladmilla Freitas, o sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. “A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso, é importante sempre consultar um médico para avaliação completa”.
Ainda de acordo com a coordenadora, toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um Ambulatório, Centro ou Posto de Saúde para realizar o exame clínico das mamas, anualmente. “Por isso, a mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo quando não há sintomas”, finalizou.
Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.
SERVIÇO
O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.
Texto de Pallmer Barros / Ascom HGT