Centrais de Abastecimento do Pará promove palestra em alusão ao Outubro Rosa
Evento mobilizou servidores com a participação da clínica geral, Monique Morisson, que destacou a importância do diagnóstico precoce
À esquerda, a médica Monique Morisson (de verde) fala sobe o autoexame, mas também sobre a realização da mamografia Com foco na informação como a melhor maneira de cuidar da saúde, as Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), através do Núcleo de Planejamento e Projetos (NPP), realizou uma palestra, na manhã desta sexta-feira (28), alusiva à campanha "Outubro Rosa", mundialmente, conhecido como o mês que tem por objetivo central alertar às mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Com a participação das servidoras da instituição - que vestiram rosa e receberam folder educativo e o lacinho símbolo da campanha -, e dos servidores, a palestra sobre o tema foi ministrada pela médica Monique Morisson. “A prevenção é muito importante, é necessário ter consciência sobre o autoexame e comparecer às unidades de saúde para os exames clínicos, como a mamografia, para identificar se o nódulo é maligno ou benigno, e caso positivo, buscar o tratamento. Por isso, vamos ter a consciência de que prevenir ainda é o melhor caminho, e isso, atrelado a uma vida saudável e boa alimentação”, destacou a médica.
Nancy Fernandes, do Banco de Alimentos da Ceasa, enfatizou a importância de consumir alimentos que ajudam a prevenir doenças. “Vamos consumir mais frutas, verduras e legumes, temos a laranja, limão, abacaxi, couve, uma variedade de hortifrútis essenciais para nutrir o corpo e garantir o nosso bem-estar”, disse.
Servidora, Carla Paiva aprovou a iniciativa da CeasaA servidora, Carla Paiva, falou do dever de compartilhar as informações sobre a prevenção do câncer de mama. “Temos o dever de propagar as informações que podem salvar vidas, infelizmente, o câncer de mama mata, vamos fazer o autoexame, ir ao médico, vamos nos prevenir, compartilhar com nossa família e amigas essas informações”, alertou.
O presidente da Ceasa do Pará, Francisco Chapadinha, destacou o momento como essencial para o compartilhamento de informações sobre a doença. “É necessário manter a saúde em dia. Sem dúvida, é essencial que todas as mulheres busquem realizar o autoexame regularmente, mas também buscar as unidades de saúde para os exames clínicos com os profissionais de saúde treinados. E estamos todos juntos nessa campanha pela vida”, arrematou o gestor.