Pará amplia rota de voos nacionais com saída do Aeroporto de Belém
A companhia Avianca Brasil marca a sua entrada no mercado paraense, nesta quinta-feira (21), com a operação de voos diretos do Aeroporto Internacional de Belém para Brasília (DF) e Guarulhos (SP). Pela manhã, o vice-presidente da empresa, Tarcísio Gargioni, foi recebido pelo governador Simão Jatene, no Palácio do Governo, em Belém. O encontro contou com a participação do secretário de Turismo, Ciro Souza Goes, e do Chefe da Casa Civil do Estado, Adenauer Góes.
A abertura das atividades no Pará marca a entrada da companhia aérea na região Norte. A importância da atuação no Estado esteve em pauta durante a visita de cortesia. “O estado do Pará é o principal mercado do Norte do País e nós ainda não estávamos presentes nesse território. Neste sentido, a nossa entrada na região, iniciando por Belém, é importante e estratégica”, afirmou Tarcísio Gargioni.
“Para nós é uma honra poder fazer a conexão dessa região com outras e ligar Belém não só com os 300 voos por dia que nós temos no Brasil, mas também com os outros 1.300 destinos no mundo. Fazemos parte do grupo Star Alliance (aliança de companhias aéreas global, com sede em Frankfurt, na Alemanha), então é possível sair daqui para qualquer um desses destinos, agora, através da Avianca”, completou o vice-presidente da empresa, Tarcísio Gargioni.
Para o secretário de Turismo, Ciro Souza Goes, a presença da companhia aérea no Estado “dá oportunidade de apresentarmos nossos produtos turísticos e diversidade, além de permitir a inclusão mais forte ainda do turismo na cadeia produtiva do Estado”, afirmou.
“Com isso nós estamos dando ao Brasil a lição de um Pará equilibrado economicamente, potencialmente forte, com suas finanças em dia, o que nos permite essas alianças. O aumento do trânsito de pessoas através de companhias aéreas nos dá uma perspectiva enorme para que nós possamos ampliar o nosso campo de atuação para a divulgação do turismo do Estado do Pará, além de novas possibilidades de negócios”, destacou o secretário.
A Avianca Brasil ofertará dois voos diários e diretos ligando a capital paraense aos aeroportos internacionais de Guarulhos (SP) e de Brasília (DF). O trajeto será realizado em aeronaves Airbus A320, com 162 assentos.
Desenvolvimento
O turismo está dentro das cadeias prioritárias do Plano de Desenvolvimento Econômico do Estado, o Pará 2030. Segundo dados da Setur, mais de 1 milhão de turistas e R$ 686 milhões foram gerados com a atividade turística no Pará em 2017. O Estado alcançou a marca pelo quarto ano consecutivo, mesmo registrando uma queda de 2,5%, em função da recessão da economia nacional, nos últimos dois anos, que puxou para baixo os resultados do setor em todo o Brasil.
Ao todo, o Pará recebeu 1.004.011 turistas, sendo 888.779 nacionais e 115.232 internacionais. O crescimento de visitantes estrangeiros é resultado da estratégia do Governo do Estado de atrair e consolidar voos internacionais. Entre as rotas estão Belém-Lisboa (Portugal), realizado pela TAP; Belém-Miami (EUA), feito pela Latam; Belém-Caiena (Guiana Francesa) e Belém-Fort Lauderdale (EUA), operados pela Azul; Belém-Paramaribo (Suriname), já realizado pela GOL; e ainda Surinam Airways, que também faz rota para Caiena e Paramaribo. Um novo voo Belém-Buenos Aires (ARG), realizado pela GOL, tem início das operações previstas para o mês de julho.