Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Zona rural de Anajás recebe ação de prevenção à raiva humana

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/06/2018 00h00

A Secretaria de Saúde de Anajás realizou, no mês passado, uma ação voltada à investigação e prevenção da raiva humana na zona rural do município, mais especificamente no igarapé Saparará e suas localidades. A iniciativa visou combater a raiva humana transmitida por cães, gatos e morcegos e controlar a raiva canina e felina. A ação atendeu a notificação de agente comunitário de saúde (ACS) sobre mordedura de morcegos em humanos e em animais.

Além da prevenção com a vacinação, houve captura de morcegos e atividade de educação sanitária. Em Anajás, não foi detectado caso de raiva, mas devido ao vírus circulante na região foi feita a profilaxia da raiva humana e animal, conforme as condutas previstas na área da saúde, incluindo o ciclo silvestre da raiva. Cerca de 80 cães e três gatos foram vacinados, além da imunização na população local. A ação teve o apoio da Secretaria do Estado de Saúde Pública (Sespa).

A coordenadora municipal Ana Cotta, de Profilaxia da Raiva Animal, explicou sobre a doença e ações de controle. “Existem dois tipos epidemiológicos: a raiva urbana, tendo como partícipes na cadeia de transmissão os caninos e felinos, e a raiva rural ou silvestre, onde estão envolvidos animais como morcegos, raposas e macacos. Não há tratamento específico para o vírus da raiva, portanto as medidas de prevenção da doença são as principais ações no controle dessa zoonose”, acrescentou.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que, para o controle da população canina e ao combate da raiva, deve ser feito o controle de natalidade de cães e de gatos e a educação da comunidade. A secretária municipal de Saúde, Kelly Barros, afirmou que, devido aos casos de raiva detectados no Marajó recentemente, todos os municípios entraram em alerta. “Então decidimos fazer uma ação desse porte como medida de prevenção”, disse. A equipe da Secretaria permanecerá, em julho, com o trabalho de investigação e prevenção à raiva humana com visita técnica e investigação dos ACS.

* Com informações da Ascom da Prefeitura de Anajás