Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita Oncológico Infantil
Pacientes, acompanhantes e colaboradores HOIOL receberam imagem peregrina, que nos braços de colaboradores, percorreu todos os andares da instituição
Imagem peregrina da Virgem de Nazaré percorreu todos os ambientes do Hospital e chegou até enfermosNa manhã da última terça-feira (25), uma missa, celebrada em frente ao Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL), em Belém, anunciou a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à instituição. Emocionados, fiéis aproximaram-se da recepção para saudar a imagem da padroeira dos paraenses, que, nos braços de colaboradores, percorreu todos os ambientes do hospital.
“Estávamos ansiosíssimos para que nossa Mãezinha chegasse para nos abençoar. Ela conhece as nossas dores e toca, neste momento, no coração de cada um de nós. Estamos todos aqui, fazendo o nosso melhor por essas crianças, por essas famílias, e não temos como não nos emocionar com essa certeza de que somos amparados e acolhidos por nosso Pai, com a intercessão de Nossa Senhora”, disse a diretora-técnica do HOIOL, dra. Sara Braga.
A médica foi quem recebeu a imagem das mãos do voluntário religioso, Elton Sacramento. E, antes de dar os primeiros passos, não conteve a emoção. “Já tive outras oportunidades de segurá-la, mas cada momento é especial. Eu a carrego, mas a sensação que tenho é a de que sou eu que estou no colo Dela. Sabe aquele colo quentinho, cheio de afeto, que nos abraça e nos faz sentir amados de verdade? Esse é o colo de Maria e é esse o colo que tenho quando a seguro”, descreveu dra. Sara.
Todos os anos, a Diretoria da Festa de Nazaré proporciona a diversas instituições esse momento de fé e devoção. “É um prazer visitar o Oncológico Infantil. O Círio é a oportunidade de louvar e agradecer a Deus por ter Maria na nossa vida. Ela foi o agente catalisador e se colocou como serva para trazer o filho de Deus à figura humana e nos salvar. O momento, então, é de gratidão, de estar junto e de chegar ao maior número de pessoas possível para que façam suas orações e toquem na imagem. Esse é o grande valor da visita”, ressaltou o representante da diretoria da festa, Roberto Damasceno.
A missa de encerramento do Círio do Oncológico Infantil foi celebrada pelo padre Devair Delgado, da Paróquia Santo André Apóstolo, de Ananindeua. Por diversos momentos da cerimônia, a coordenadora da equipe multiprofissional do HOIOL, Paula Cardeal, não conteve as lágrimas.
“O mês de outubro é tão especial que eu costumo dizer que o céu se aproxima da cidade, ele desce. É emocionante sentir a fé das pessoas e toda essa energia que nos domina. Eu apresentei todas essas crianças, apresentei a minha vida e a da minha família. É impossível as lágrimas não caírem, não dá para explicar esse momento de partilha, de poder apresentar as nossas vitórias e pedir que a mãe do Senhor fique do nosso lado”, afirmou.
A dona de casa Cristiane Santos, de 39 anos, acompanha a filha, Maria Sofia, que trata leucemia na instituição. Evangélica, a moradora do município de Marituba diz que a visita da imagem peregrina foi um alento. “Quando eu era católica, sempre tive o sonho de acompanhar, ver de perto. E hoje, que sou evangélica, tive a chance de recebê-la e foi uma felicidade imensa, pois sempre demonstrei respeito pela fé de todos. Deus existe e, independente da religião que sigo, oro para que a Virgem Santa possa interceder pela cura da minha filha”, disse emocionada.
Texto: Ellyson Ramos/Ascom HOIOL