Hospital Regional do Marajó promove palestra sobre prevenção do câncer de mama
Usuários e profissionais da unidade de saúde receberam informações sobre a importância do diagnóstico precoce
O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, aderiu à campanha nacional “Outubro Rosa”, que visa alertar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A tradicional iluminação em tom rosa, que caracteriza a campanha, tomou conta da fachada do Hospital.
Na segunda-feira (24) foi realizada uma programação especial, iniciada pela manhã com ações educativas em saúde para usuários e acompanhantes que aguardavam por atendimento no ambulatório. À tarde, a programação continuou no auditório, com palestra para os profissionais da unidade.
“O ‘Outubro Rosa’ é o mês de conscientização do rastreio do câncer de mama. Aqui no Regional aderimos ao movimento, e nesta palestra falamos de toda a importância, os fatores de risco e a prevenção”, informou a mastologista do HRPM, Bruna Pereira.
Durante este mês, a unidade oferta cerca de 80 mamografias para as profissionais do Hospital com 40 anos ou mais.
Bons hábitos - Ainda de acordo com a especialista, a campanha deste ano reforça o estudo que mostra uma importante redução do risco de câncer de mama em pessoas que praticam atividades físicas. “Já houve uma redução de risco de até 28% em pessoas que têm o hábito de praticar atividades físicas com frequência e que mantêm uma alimentação saudável, ou seja, hábitos bons, de acordo com estudos mais recentes”, explicou a médica.
Durante a palestra, dinâmicas foram realizadas sobre mitos e verdades sobre o câncer de mama. De janeiro a setembro deste ano, a equipe multiprofissional do HRPM realizou 625 exames de mamografia e 483 consultas em mastologia.
O Hospital Regional Público do Marajó integra a rede de saúde do Governo do Pará. A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O Hospital fica na Avenida Rio Branco, nº 1266, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (91) 3783-2140 / 3783-2127.
Texto: Lucas Brilhante – Ascom/HRPM