Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Estado amplia investimentos na segurança pública para Região do Baixo Tocantins

Reforço no aparelhamento institucional inclui a entrega de embarcação e coletes balísticos para as ações ostensivas e repressivas

Por Roberta Meireles (SEGUP)
25/10/2022 15h42

Governador e comitiva, nesta terça-feira (25), em Igarapé-Miri, na entrega da embarcação e dos coletes balísticosAmpliando os investimentos na segurança pública do Baixo Tocantins, o Governo do estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregou nesta terça-feira (25) em Igarapé-Miri, uma nova embarcação e coletes balísticos, garantindo reforço e estrutura para as ações ostensivas e repressivas na região. 

O governador Helder Barbalho celebrou as entregas, ressaltando que tanto a nova PA-407 quanto a lancha contribuirão para que Polícia Militar possa fazer um trabalho ainda mais qualificado em combate à criminalidade, tráfico de drogas e pirataria.

Nova embarcação reforça a estrutura para as ações ostensivas e repressivas na região do Baixo Tocantins "Igarapé-Miri recebe essa grande obra que facilitará a vida da população e também para os agentes de segurança pública. Portanto, estamos entregando hoje, mais uma embarcação para somar as outras ja entregues com o objeto de combater diariamente a criminalidade, ratos d'água, pirataria e traficantes que tentam intimidar a população. Portanto, para que possamos cada vez mais ter o trabalho efetivo da Polícia, estamos trazendo equipamentos para atuar nesse enfretamento contra aqueles que usam da fragilidade social das pessoas para os amedrontar. Reforçamos para que não tenham medo, as forças de segurança estão aqui trabalhando por toda a região", disse o governador. 

A nova lancha de 350HP de potência entregue está totalmente equipada para atuar dentro das especificidades da região, com sirene, giroflex, estofados, coletes salva-vidas e kit de salvatagem náutico. 

Para João Luiz, que mora às margens do Rio São Lourenço, na Vila Maiuatá, a entrega é um momento de felicidade para quem mora nessa área. "Pra gente que vive na beira do rio e um pouco mais longe da cidade é muito gratificante e especial, isso mostra que não estamos esquecidos e agora vamos ter mais proteção. A lancha vai trazer os policiais até nós e proteger de assaltos", festejou. 

Estrutura ampliada - A entrega dos equipamentos é extremamente importante para expandir e aprimorar os serviços oferecidos à população da região, que utiliza os rios e furos, principalmente para a produção e exportação do seu trabalho com o açaí, destacou o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. 

“Estamos entregando mais uma embarcação para reforçar as ações das polícias que atuam em todo o baixo Tocantins. Municípios como Abaetetuba, Igarapé-Miri e região serão beneficiados com mais esse equipamento. Anteriormente já realizamos entregas de lanchas para serem usados em municípios específicos, porém essa nova fortalecerá a ostensividade em toda a região e ampliará o trabalho dos agentes de segurança, que garantem diariamente, todo o apoio à população", pontuou o titular da Segup. 

Fortalecimento do Sistema

Durante a agenda oficial, também foram entregues 11 coletes balísticos para o órgão municipal de trânsito, que é um dos eixos da Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública (Peosp) em que o Governo do Pará garante o fortalecimento, incentivo e a valorização das organizações municipais de segurança pública, como Guardas Municipais e Órgãos de Trânsito. 
 
O secretário destacou que os equipamentos são fundamentais para a atuação dos agentes municipais, que integram em grande parte as ações junto aos agentes do Estado. "Com a entrega dos coletes balísticos para o órgão de trânsito do município de Igarapé-Miri, estamos garantindo com que eles possam também ter a segurança e poder exercer a sua função na segurança viária. Essa é mais uma ação do Governo do Estado, que chega ao sétimo município nesses últimos meses, e seguiremos fortalecendo os órgãos municipais, com entregas para todos os órgãos de trânsito do estado do Pará, assim como fizemos com as guardas municipais de todo o estado", afirmou o titular da Segup. 

Municípios como Moju, Óbidos, Breves, Oriximiná, Portel e Marituba já foram contemplados. Os próximos municípios beneficiados serão: Tailândia, Marabá e Salinópolis. O repasse contempla as 63 cidades do Pará que possuem o trânsito municipalizado. A previsão é que sejam entregues 1.100 equipamentos. 

Quem também festejou o recebimento do equipamento de segurança foi o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Celso Serrão, que ressalta a importância dos coletes para as ações diárias da equipe. "Para nós que trabalhamos no trânsito no dia a dia, e ainda em ações integradas, os coletes serão uma forma de nos proteger e através disso garantir um trabalho mais eficaz e humanizado para nossa população, além de organizarmos a fluidez de nosso trânsito com mais segurança para a população de Igarapé-Miri", concluiu.