Centro de Inclusão e Reabilitação inova e oferece transplante dental para usuários
O CIIR assiste pessoas com deficiência (PcDs) encaminhadas pelo Sistema de Regulação (Sisreg) para diversas especialidades do Centro
A perda de um dente provoca prejuízos para mastigação, comunicação e estética. Para minimizar esses impactos, a equipe de cirurgiões dentistas especialistas do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), inova ao investir no restabelecimento da saúde bucal, como transplante dentário. A iniciativa vai ao encontro da proposta do Dia do Dentista e da Saúde Bucal, celebrado nesta terça-feira (25). A data promove o tema para que se evite doenças que podem afetar os dentes, a boca, entre outras partes do corpo.
Segundo o coordenador do CEO, Antônio José Pimenta, especialista em cirurgia bucomaxilofacial, o transplante dental consiste na inserção de um dente preservado sem função, geralmente, um terceiro molar da própria pessoa, por isso, chamado de autógeno, na área de um dente perdido.
Antônio Pimenta explicou que trata-se de um procedimento que pode ser realizado de duas maneiras: pela técnica imediata, o dente íntegro é implantado no local de um dente destruído em sessão única; ou pela técnica mediata, realizada em duas sessões, uma para remoção do dente destruído e preparo do leito receptor e outra para o transplante do dente íntegro no local preparado anteriormente.
“Com planejamento adequado, pois existem casos indicados e não indicados, esse tipo de tratamento garante resultados maravilhosos e tem sido muito utilizado em nosso serviço por sua viabilidade e baixo custo, quando comparado ao implante dental convencional de titânio”, destacou o profissional.
De acordo com a supervisora Thais Freitas, especialista em Odontologia para Pessoa com Deficiência (PcD), o transplante dentário, por ser um procedimento cirúrgico, deve ser realizado com cautela.
“Em 2019, implementamos o protocolo de Cirurgia Segura, algo inovador para a Odontologia no Brasil, por meio do qual a segurança do usuário é priorizada nesse tipo de tratamento com checagens de dados antes, durante e após o procedimento", afirmou a supervisora.
Para a supervisora Ruth Pantoja, também especialista em Odontologia para PcD, "é muito gratificante acompanhar os usuários com mais de 2 anos de pós-operatório de transplantes dentários realizados com sucesso. Nosso serviço completou apenas 4 anos em 2022 e tornou-se referência estadual pelos inúmeros avanços no cuidado odontológico da Pessoa com Deficiência, especialmente por abordar medidas, como exemplo da técnica de transplante dental, como possibilidade de inclusão na reabilitação oral que muitas vezes é limitada ou negligenciada nos planejamentos convencionais".
Domingas Corrêa da Silva, 38 anos, mãe do usuário Carlos Daniel Silva de Souza, 14 anos, é só elogios pelo procedimento realizado. "Todos as consultas e exames que ele precisa, a equipe faz o agendamento, mesmo aqueles que não têm aqui", afirma Domingas ao elogiar o atendimento oferecido. "Sem contar o atendimento no geral, é sempre excelente. Eu sempre que posso, indico o CIIR para quem precisa", finalizou a mãe do usuário.
Nos casos indicados de transplante dental, além do quadro profissional de odontólogos especialistas, o CEO do CIIR também dispõe de recursos materiais como radiografia panorâmica digital, radiografia periapical digital, sistema endodôntico rotatório e abordagem com sedação que, quando necessários, tornam o atendimento muito mais eficiente.
Atendimento - Para que o usuário do CIIR seja referenciado ao CEO é necessário que ele se enquadre no perfil de Pessoa com Deficiência (PcD) e seja encaminhado por integrante da equipe multiprofissional. Além disso, podem ser encaminhadas PcDs externas ao CIIR, por meio do Sistema de Regulação (SISREG), às especialidades odontológicas de Endodontia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Periodontia e Odontologia para Pessoa com Deficiência (PcD), esta última registrada no Conselho Federal de Odontologia (CFO) como Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (abrange também pessoas que necessitam de atenção para comorbidades ou condições sistêmicas, como renais crônicos, diabéticos, gestantes, entre outros).
SERVIÇO
O CIIR funciona na rodovia Arthur Bernardes, nº 1000. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 4042.2157 / 58 /59.
Texto de Thalita Garcia