Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

HGT adere ao ‘Dia D’ da vacinação contra a Poliomielite no nordeste paraense

Hospital Geral de Tailândia (HGT) disponibilizou um posto estratégico de vacinação para a atualização da carteira vacinal até sexta-feira (28)

Por Governo do Pará (SECOM)
24/10/2022 15h19

Emanuelly Silva recebe a dose contra a paralisia infantilEm alusão ao Dia Mundial de Combate à Poliomielite, celebrado nesta segunda-feira (24), o Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou um posto estratégico de vacinação, no setor do Ambulatório, para ajudar os usuários internados, também, em atendimento e os da região, com a oferta de imunização contra a paralisia infantil, e ainda, para a atualização da carteira vacinal. A ação estratégica segue no HGT até sexta-feira (28), das 9h às 17h.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) é responsável pela distribuição das vacinas para todos os municípios do Estado, paralelamente, auxiliando o poder municipal na definição das estratégias para ampliar todas as coberturas vacinais. De acordo com a Sespa, a iniciativa de intensificar esta imunização contra a doença é fundamental para a ampliação da cobertura vacinal contra a poliomielite no Pará.

O Ministério da Saúde (MS) propôs uma meta em 2022, que é atualizar a imunização em 95% das crianças abaixo de cinco anos, em cada estado. Por isso, toda logística montada pela Sespa tem o objetivo de alcançar o projeto preconizado pelo MS. Até o momento, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a campanha já imunizou cerca de 7,6 milhões de crianças brasileiras.

“Promover a vacinação é cuidar do futuro do país com o que há de melhor para proteger as nossas crianças. A iniciativa do HGT é mais um compromisso firmado com a saúde das pessoas, um cuidado integral ao indivíduo. Vacinar é um ato de amor e de responsabilidade social, garantia de humanização", pontuou Marcello Ferreira, diretor Técnico da unidade hospitalar.

Neste primeiro dia foram disponibilizadas 50 doses. Uma das contempladas foi a pequena Emanuelly Silva, de quatro anos, que foi à unidade hospitalar somente por conta da vacina. A mãe, Cleudiane Silva, agradeceu a iniciativa do governo do Pará e todos os envolvidos na logística da campanha de vacinação à poliomielite, não somente em Tailândia, mas em todo o Estado. 

“Importante essa preocupação do nosso Governo Estadual em ampliar a campanha de vacinação. Pensar na saúde das nossas crianças. No fim de semana, fiquei sabendo do serviço oferecido por meio da rede social do HGT e hoje, trouxe a minha filha; estava faltando somente essa vacina, agora, ela está com a carteira atualizada. Esse ponto estratégico ajuda o posto de saúde a andar mais rápido com a fila de atendimento e chegar aos números que o Ministério da Saúde almeja em todo o país. Parabéns ao HGT por essa iniciativa para o bem-estar da população”.

A doença – De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a poliomielite, é uma doença altamente contagiosa causada pelo poliovírus selvagem. A grande maioria das infecções não produz sintomas, mas de cinco a 10 em cada 100 pessoas infectadas com esse vírus, podem apresentar sintomas semelhantes à gripe.

Em um a 200 casos, o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisia permanente nas pernas ou braços. Embora muito raro, o vírus pode atacar as partes do cérebro que nos ajuda a respirar ocasionando, assim, a morte.

A OPAS faz um alerta ao risco de importação da doença, como principal fator aos menores de 5 anos, que acabam adquirindo a doença, é a baixa cobertura vacinal.

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

SERVIÇO

O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3752.3121.

Texto de Pallmer Barros /Ascom HGT