Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

Caminhada mobiliza população por um trânsito mais seguro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/11/2017 00h00

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e parceiros promoveram, no domingo (19), uma caminhada que saiu da escadinha da Estação das Docas e seguiu até a praça Batista Campos. A programação fez alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, evento que faz parte do calendário mundial desde o ano de 2005, quando a data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

No Pará, em 2016, foram registrados 29.588 acidentes de trânsito, que geraram 19.344 feridos e 1.462 mortos. Até agosto de 2017 foram registrados 17.561 acidentes, que geraram 10.457 feridos e 799 mortes.

“Nossa mobilização visa alertar e sensibilizar o cidadão da responsabilidade de todos nessa missão de frear a violência no trânsito. Somente a adoção de medidas de prevenção - que consiste tão somente em obedecer as normas de trânsito - vai mudar esta realidade”, destacou o coordenador de educação do Detran, Valter Aragão.

Segundo Dalva Souza, que perdeu um familiar, vítima de acidente de trânsito, a data é muito importante para alertar sobre a responsabilidade que todos devem assumir no trânsito. “Por imprudência no trânsito, em uma briga entre um carro particular e um coletivo, perdi meu pai e meu irmão ficou com sequelas, pois foram atingidos pelo carro. Por isso, é importante darmos atenção ao dia de hoje, pois carro não foi feito para brigar ou competir, mas sim para ser conduzido com muita responsabilidade e é importante que todo mundo tenha essa consciência”, avaliou Dalva.

Para a diretora-geral, Andrea Hass, os grandes problemas do trânsito estão relacionados ao comportamento dos motoristas. “O excesso de velocidade e a direção sob efeito de álcool são grandes problemas. Se observa que as maiores causas de acidentes de trânsito estão relacionadas ao mau comportamento do condutor”, ressaltou a titular do Detran.