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"LEAN NAS EMERGÊNCIAS"

Treinamento no Ophir Loyola aborda resolutividade e aprimoramento de fluxo hospitalar

Método adotado pela gestão ajuda a melhorar serviço e proporcionar um ambiente hospitalar mais eficiente e humanizado

Por Governo do Pará (SECOM)
21/10/2022 12h40

O Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital Ophir Loyola (HOL) realizou, na manhã da última quarta-feira (18), mais um treinamento sobre o plano de ação desenvolvido pelo setor a partir da metodologia defendida pelo "Lean nas Emergências" - projeto do Ministério da Saúde desenvolvido por meio do por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS), executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.

“A proposta surgiu com a Fase 02 do Lean nas Clínicas e o objetivo é que todas as clínicas sejam visitadas nesse processo, que será contínuo. As visitas ocorrem pela manhã, tarde e noite e visam, com o projeto, a melhoria do tempo resposta das internações, diminuindo o tempo de espera por leito. Organizamos nossas escalas para que nossos reguladores, enfermeiros, médicos, administrativos, assistentes sociais e todos os demais possam integrar essa etapa. Todos são multiplicadores de informação”, afirmou a coordenadora do NIR do HOL, Elielma Amorim.

A enfermeira assistencial do NIR do HOL, Jandira Dantas, conta que o setor realizou um diagnóstico situacional do hospital e constatou a necessidade de melhorias. “Avaliamos a necessidade da redução do tempo de permanência, a efetividade do giro de leitos e, principalmente, a orientação sobre a importância do nosso trabalho nas clínicas. Nos treinamentos in loco a gente destaca desde as portas de acesso até aos demais fatores primordiais para darmos uma boa assistência”, explicou.

Dinamismo - A metodologia Lean faz uso de ferramentas de gestão que aprimoram os fluxos e processos internos, melhorando o serviço e proporcionando um ambiente hospitalar mais eficiente e humanizado. Pautada pela melhoria contínua das atividades desempenhadas nas clínicas, a iniciativa agradou quem acompanhou de perto a programação. 

“O treinamento foi bastante esclarecedor. Mobilizamos nossa equipe multi, médica e de enfermagem para participar desses encontros porque sabemos que é importante para todos nós, que estamos comprometidos com a melhoria contínua do serviço”, afirmou Graça Ribeiro, chefe de enfermagem da Neuroclínica do HOL.

Texto: Ellyson Ramos - Ascom HOL