Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DISPUTAS

Cerca de 1.400 alunos participam da etapa estadual do Jeps em Belém, neste final de semana

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/06/2018 00h00

Neste sábado e domingo (23 e 24 de junho), a Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho) sedia as finais dos Jogos Estudantis Paraense (Jeps 2018), evento  promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), com as disputas de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol.

Com 60 anos de atividade, os Jeps  são o segundo  evento  esportivo estudantil mais antigo do país. A competição, iniciada em maio passado, reúne o maior número de jovens atletas da região norte e serve de plataforma educacional da Seduc para estimular os estudos de milhares de estudantes.

O ingresso do público é de graça e a programação do evento, que será transmitida pela TV e Portal Cultura, será intercalada por apresentações culturais. A programação começa cedo, às 8h, e seguirá até 18ho nos dois dias de finais da competição. Além do esporte, haverá música e dança nos intervalos das partidas.

Escolas de 32 municípios na Etapa Estadual

Os JEPs iniciaram em 19 de maio com as etapas regionais, nos municípios de Vigia, Mãe do Rio, Mocajuba, Igarapé-Açu, Portel e Parauapebas. Ao mesmo tempo, acontecia a etapa metropolitana, com seletivas em Ananindeua, Marituba e Belém. Essas competições terminaram dia 27 de maio com a classificação das equipes para esta etapa estadual,  que encerra nesta sexta-feira (22).

Cerca de 1.400 alunos, técnicos e chefes de delegações de 32 municípios participam da seletiva estadual. Sábado e domingo serão definidos os campeões das modalidades Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol masculino e feminino das categorias A (de 12 a 14 anos) e B (15 a 17 anos). Ao todo, serão 16 jogos.

A partir das 8h de sábado (23), na Arena Guilherme Paraense, haverá as finais do Basquete Feminino e Masculino da categoria “A”. Logo depois acontecerão as finais do Futsal feminino e masculino “A”.

Ainda no sábado ocorrem as finais de Handebol da categoria “A” masculino e feminino. A programação do dia se encerrará com a partida de Vôlei feminino adulto do Campeonato Paraense, às 17h15, disputada entre Paysandu e Bodytech.

Para o domingo, (24) estão programadas as finais de Basquete feminino e masculino da categoria “B”; Handebol feminino e masculino “B”, Futsal masculino e feminino “B” e Vôlei feminino e masculino da categoria “B”.

As atrações culturais incluem apresentação dos DJs Zek Picoteiro e Raul Bentes, o grupo de rappers Vila 91, Dandaras do Norte, B-Boys se apresentarão no sábado; no domingo o público será animado pelo grupo ProeFX e Keila Genti. Alunos de escolas participantes da competição apresentarão danças de estilos bem variados - do Hip Hop a Balé Clássico.

O público vai conferir ainda um RExPA de Futsal masculino, válido pelo Campeonato Paraense adulto da modalidade, a partir das 17h. Na sequência, haverá novo RExPA, desta vez no Basquete masculino sub 19, às 18h.

As finais da etapa estadual dos Jeps terão transmissão ao vivo da TV Cultura do Pará para todo o Estado, totalizando 20 horas de transmissão. As partidas poderão ser assistidas também pela internet, conectando-se o Portal Cultura (http://177.74.1.4/webtv/funtelpa_aovivo/tv.html).

Campões disputarão jogos nacionais

Os Jeps mobilizam, diretamente, quase 6 mil estudantes de escolas públicas federais, estaduais e municipais e, ainda, de escolas particulares de 60 municípios. Nas seletivas regionais, cerca de 20 mil estudantes foram mobilizados. E cerca de 1.400 alunos, técnicos e chefes de delegações de 32 municípios participam desta seletiva estadual.  No final desta etapa, neste domingo, quase 400 atletas de todo o Estado vão poder realizar o sonho de disputar a etapa nacional dos jogos estudantis, que terá a primeira fase em Manaus, no mês de agosto, e a segunda no Rio Grande do Sul, em novembro.

As finais dos Jeps contemplam também competições individuais de judô, atletismo, natação, ciclismo, badminton, luta olímpica, jiu-jitsu (não classificatória), vôlei de praia, xadrez, ginástica rítmica e tênis de mesa.

 

Esporte, ensino e aprendizado

Para a Secretária de Educação, Ana Claudia Hage, os Jeps devem ser considerados uma atividade para além do esporte, representando oportunidade adicional para as escolas mobilizarem seus alunos também para o aprendizado propriamente dito.

 “Os professores de Educação Física, responsáveis pelo preparo dos atletas, têm nas mãos excelente instrumento de incentivo aos estudos, e de estímulo à permanência dos alunos na escola, combatendo-se, dessa maneira, a evasão escolar”, orienta a Secretária.

Ela acrescenta: “Enfim, as quadras de esporte devem ser transformadas em sala simbólica de aula, onde se estimule o estudo das outras disciplinas, aliando-se o ensino á prática esportiva.” A Secretária vai além na perspectiva do uso da prática esportiva como instrumento de mudança da qualidade do ensino: “É admirável a capacidade de mobilização das escolas nos Jeps, mas essa energia não pode ser apartada do ensino; ao contrário, deve ser focada na missão que todos os professores têm de melhorar o ensino, para que os indicadores da educação paraense mudem, efetivamente, para melhor”.

Em 2017, os Jeps reuniram cerca de 20 mil participantes da comunidade estudantil, mas envolveram quase 80 mil pessoas. Nos 144 municípios paraenses, o NEL alcança cerca de 4 mil alunos, de mais de 300 escolas, e promove o treinamento de atletas em 13 modalidades.

“Após 60 anos, os  JEPs se consolidam como uma marca. Ao longo dessa trajetória, a gente verifica que tivemos grandes participações, tanto no âmbito estadual, quanto nacional. Agora é dar continuidade na consolidação desses jogos, como grande porta que temos para os alunos das zonas rurais do nosso Pará chegarem numa etapa estadual e até nacional”, disse a coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer, Ana Glória Guerreiro

Selo celebra 60 anos]

Para comemorar as seis décadas dos Jeps, foi lançado na última segunda-feira (18 de junho), um Selo Comemorativo, uma estratégia da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para celebrar a longa jornada dos esportes escolares no Pará, iniciada em 1958, e que hoje mobiliza escolas públicas e privadas, em todas as regiões. O selo, lançado pela Empresa de Correios (ECT), vai difundir os Jeps pelo Brasil, caracterizando-o como um evento histórico. Derivado da logomarca dos jogos 2018, o selo também foi criado pela Assessoria de Comunicação da Seduc, com uma tiragem de 12 mil exemplares.

 

Programação completa

23/06 (Sábado)

8h – Basquetebol Feminino Categoria A

9h - Basquetebol Masculino Categoria A

10h -  Dança moderna 4' (Seduc)

10h15 - Futsal Feminino Categoria A

11h15 - Futsal Masculino Categoria A

12h15- Hip Hop 4' (Seduc)

12h30 - Handebol Feminino Categoria A

13h30 - Handebol Masculino Categoria A

14h30 - Dança moderna; Dança Folclórica.

14h45 - Handebol Masculino Campeões 2017: Carajás (Parauapebas) x Unest (Tucuruí)

16h - Handebol Feminino Campeões 2017: Hand Futuro (Tucuruí) x RCH (Rondon do Pará)

17h - Vila 91, B-Boys e Dandaras do Norte

17h15 – Rodada do Campeonato Paraense de Voleibol Feminino Adulto Paysandu x Body Tech

Discotecagem: 10h às 18h - DJ Zek Picoteiro

 

24/06 (Domingo)

8h – Basquetebol Feminino Categoria B

9h - Basquetebol Masculino Categoria B

10h - Dança regional 4' (Seduc)

10h15 - Futsal Feminino Categoria B

11h15 - Futsal Masculino Categoria B

12h15- Dança contemporânea 4' (Seduc)

12h30 - Handebol Feminino Categoria B

13h30 - Handebol Masculino Categoria B

14h30 - Mistura Paraense,  Hip Hop,  Ginástica aeróbica

14h45 – Voleibol Feminino Categoria B

16h - Voleibol Masculino Categoria B

16h45 - ProeFX e Keila Gentil

17h – Campeonato Paraense Adulto Futsal Masculino Remo x Paysandu

18h – Campeonato Paraense Adulto Basquetebol Masculino Remo x Paysandu

Discotecagem: 10h às 18h - DJ Raul Bentes

Serviço: Finais Jeps 2018 – Etapa Estadual serão neste sábado (23) e domingo (24), a partir das 8h, na Arena Guilherme Paraense - Mangueirinho (Rodovia Augusto Montenegro, 524). Entrada franca.