Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Segup promove treinamento sobre plataforma Integrada para agentes do SIEDS

Por Roberta Meireles (SEGUP)
18/10/2022 18h55

Com o objetivo de integrar cada vez mais os agentes de segurança que atuam no Estado para a inserção de dados das ações e operações, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) promoveu, nesta terça-feira (18), uma capacitação sobre a Plataforma Integrada de Segurança Pública (PISP). O treinamento ocorreu de forma virtual sendo transmitida do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém.A capacitação abordou a Plataforma Integrada de Segurança Pública

Com a participação de 47 agentes de segurança de todo o Estado, o treinamento apresentou aos alunos os primeiros passos para acesso ao sistema, o registro de dados, os tipos de indicadores e o painel de controle de cada módulo. O PISP é um sistema criado com o intuito de gerar dados das ações organizadas pelos órgãos de segurança pública estaduais, visando melhorar o efetivo operacional e criar um ambiente organizado e sistemático para o usuário. 

Ministrada pelo coordenador de Desenvolvimento de Sistemas da Segup, Tenente-Coronel BM Luiz Alfredo dos Santos, o intuito é que os profissionais se familiarizem com a plataforma e tenham autonomia para utilizá-la nas suas atribuições.

“Tal plataforma é usada para a gestão da informação nas operações integradas coordenadas pela Segup. A principal contribuição dela é a descentralização da coleta das informações de efetivo, recursos, viaturas e indicadores produzidos nas operações integradas. Também é possível, a partir desta plataforma, realizar acompanhamento em tempo real da produtividade da operação, detalhada por variáveis como dia, cidade e órgão”, pontua.O treinamento ocorreu de forma virtual, com transmissão do Centro Integrado de Comando e Controle

Nas atividades da Segurança Pública existem os pontos focais de cada órgão, responsáveis por alimentar o sistema com informações, daí a importância da capacitação, pontua o coordenador da capacitação visto a proximidade de operações macros, como o segundo turno.

“A noções repassadas hoje remetem ao preenchimento da plataforma pelos pontos focais. Já houve outras capacitações referentes a esta ferramenta, porém este treinamento também teve o intuito de orientar os agentes de segurança sobre a padronização dos dados a serem preenchidos na Operação Eleições (2o Turno), a ser realizada no dia 30 deste mês”, finaliza.

Plataforma Integrada de Segurança Pública

Através da Plataforma Integrada é possível gerar dados e relatórios que facilitem a integração entre as forças de segurança pública. Desde relatórios operacionais, gestão documental, cautelamento de materiais, o PISP é utilizado com vários fins, entre eles, as eleições do SIEDS realizadas ao longo de 2022.

Texto: André Macedo/ Ascom Segup