Ceasa dá dicas de nutrição saudável pelo Dia da Alimentação
Nutricionista das Centrais de Abastecimento do Pará, Socorro Nascimento recomenda consumo de alimentos in natura ou pouco processados
Ceasa estimula o hábito de se ter alimentação saudável e equilibrada para a garantia da qualidade de vidaNo próximo domingo (16), se celebra o Dia Mundial da Alimentação, um momento para se refletir sobre o quadro da alimentação em nosso planeta. A data traz pontuações significativas como a melhor nutrição, a melhor produção, melhor ambiente e melhor qualidade de vida para as populações, especialmente, as famílias mais carentes.
A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. A partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Dia Mundial da Alimentação de 2022 traz o desafio da redução das desigualdades, incluindo a segurança alimentar e nutricional no mundo.
É recomendável o consumo de alimentos frescos, obtidos direto do produtor em feiras livresA nutricionista do projeto Banco de alimentos das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa-PA), Socorro Nascimento, explica que nos dias atuais é essencial que as pessoas tenham conhecimento sobre os passos de uma alimentação saudável. “É necessário usar alimentos in natura ou minimamente processados, utilizar menos açúcar e óleos no preparo das refeições, limitar o consumo de alimentos processados , evitar alimentos ultra processados, alimentar-se em horários regulares e em companhia agradável da família, sempre que possível preparar suas refeições, tomar água em quantidade suficiente, ter higiene ao preparar as refeições, comprar alimentos em feiras livres, sacolões, onde o produto vem direto do produtor, seja crítico, existem muitos mitos e propagandas enganosas em torno da alimentação”.Hortaliças são ricas em vitaminas, fibras e antioxidantes
"Projetos como o banco de alimentos que trata do reaproveitamento de frutas, verduras, legumes que ainda mantém seu valor nutricional tem esse objetivo, é essencial se ter consciência sobre uma vida saudável em nossos dias e para as futuras gerações", enfatiza o diretor presidente das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), Francisco Chapadinha.
As frutas são fontes de minerais e vitaminas Confira uma receita simples, nutritiva e saborosa, segundo a nutricionista:
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz
1 xícara (chá) de casca de jerimum (abóbora)
1 xícara (chá) de casca de chuchu
1 xícara (chá) de talo de couve
1 xícara (chá) de talo de cariru
Cebola, cheiro verde, tomate a gosto
Sal e uma pequena quantidade de manteiga ou banha de porco.
Modo de preparo: Frita-se a cebola no óleo quente. Acrescente o arroz previamente lavado e escorrido, adicione as cascas e os talos e deixe fritar. Coloque a água fervente e o sal. Tampe e deixe cozinhar. No final da preparação coloque o cheiro verde e tomate. Sirva uma refeição nutritiva e saborosa.
Texto de Bernadete Barroso