Estação 7 do Preamar do Círio tem ações da cultura popular em parceria com a Apae
As oficinas de confecções de estandartes do Círio têm propósito inclusivo e seguem abertas ao público até o final deste mês
Além de exposições e outras atividades gratuitas, o Preamar do Círio deste ano também trouxe uma oficina prática de confecção de estandartes do Círio. A ação faz parte da Estação 7 do Preamar que teve início no dia, 13 de outubro, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Cojan). A primeira oficina contou com a parceria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém. As oficinas seguem abertas ao público até o final de outubro.
Para Silvana Saldanha, professora de arte da Apae Belém, a ação possibilita as pessoas com deficiência percebam a relação entre arte e vida. “Cada vez mais, nós da Apae, temos procurado por parcerias que proporcionem experiências de inclusão para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla atendidas na instituição. A visita à exposições de arte dão oportunidade, não apenas os alunos da Apae, mas também suas famílias, de interagirem com obras de arte e se familiarizarem com a linguagem artística, entendo a importância da arte no contexto das sociedades. A educação estética através das visitas e das oficinas possibilita que estas pessoas percebam a relação entre arte e vida. Ou seja, que a arte não está desassociada da realidade; permite conexões e estimula o pensamento crítico acerca da própria realidade. Esse processo se torna importante, à medida em que possibilita a construção cultural do sujeito com deficiência, possibilitando que este possa ter uma melhor interação social”, destaca Silvana.
De acordo com Sancris Santos, diretora da Cojan “A proposta é abordar a cultura popular através da construção desse estandarte, passando pela história, articulação entre as técnicas da costura, bordado, desenho e pintura. A intenção é criar este espaço de vivência que durante o processo de criação, que pra nós, da direção, é fundamental é como esse participante compartilha entre eles suas experiências, histórias e memórias cultural do Círio de Nazaré e também qual é a relação de pertencimento que eles trazem e fazem destas memórias”, pontua.
SERVIÇO
Pessoas interessadas em participar da oficina de confecção de Estandartes do Círio podem se inscrever por meio do telefone (91) 986019077 ou do email:[email protected].
As oficinas relacionadas ao Círio seguem abertas ao público todas quintas-feiras, das 10h às 12h, e sextas-feiras, das 14h30 às 17h, até o final de outubro.