Detran quer otimizar entrega de documentos
Os endereços residenciais incompletos ou insuficientes são as maiores causas de devolução de documentos pelos Correios de pessoas que procuram pelos serviços do Departamento de Trânsito do Estado do Pará. A constatação ocorreu durante uma reunião na manhã desta segunda-feira, 25, na sede do Detran em Belém.
Convocada pela diretoria de Habilitação de Condutores e Registro de Veículos (DHCRCV), a reunião contou com a presença do gerente comercial da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), Rivanil Pires e do gerente de logística, Francisco Bispo. Na ocasião, o diretor da ECT disse que 229.556 documentos foram postados pelo Detran em maio deste ano e desse total apenas 1388 foram devolvidos ao órgão de trânsito. Mesmo se tratando de um número relativamente pequeno, menos de 1%, ele admitiu que se trata de um problema para autarquia por conta do acúmulo gerado a cada mês.
Setores do Detran, como a entrega de documentos de veículo e arquivo geral estiveram presentes na reunião e relataram as dificuldades em seus setores. A chefe do setor de entrega de documento de veículos, Arieth Costa disse que a insuficiência de dados no endereço é o fator mais comum de devolução. É o caso do servidor público aposentado, Jair Gomes, que veio ao Detran, na manhã deste segunda-feira (25), receber o licenciamento anual que não chegou em sua residência, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Ele pagou o boleto no dia 19 de maio e o documento foi devolvido ao Detran pelos Correios em 11 de junho. “Mais um caso típico de endereço insuficiente”, confirmou Costa.
Ainda aguardando na fila, o motorista Silvestre Reis, 53 anos, também estava atrás do licenciamento pago em maio e que até o dia de hoje (25 de junho) ainda não havia chegado a sua casa, no bairro do Tapanã. “Acho que faltou algum complemento no endereço e vou ver se pego aqui. Mas lá é muito difícil chegar correspondência” admitiu.
O representante da diretoria de Tecnologia e Informática (DTI), se comprometeu a fazer estudos sobre a melhor forma de apresentar as informações no site do Detran na hora que o cliente for optar pela forma como quer receber seu documento.
O diretor da DHRCV, Manoel Macedo disse que o esforço em melhorar o atendimento no Detran e informar melhor o cliente sobre como receber o serviço postal no site vão minimizar a demanda. “Creio que com essas duas providências vamos diminuir sensivelmente a devolução de documentos”, assegurou.
O diretor informou ainda que o assunto será alvo de uma nova reunião nos próximos dias, onde cada um dos setores envolvidos apresentará sugestões para otimizar o serviço prestado pela autaquia aos clientes.