Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMEMORAÇÃO

Personagens infantis e música animam a Semana das Crianças no Hospital de Clínicas

A programação será encerrada nesta sexta-feira (14) com distribuição de brinquedos, visita de cosplayers e muita brincadeira

Por Marcelo Leite (COSANPA)
13/10/2022 19h05

Ao longo desta semana, o tratamento cardiológico de crianças internadas no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, vem recebendo um reforço especial. Personagens infantis, músicos e outros voluntários se uniram aos profissionais que atuam na instituição para transformar o “Dia das Crianças”, celebrado na última quarta-feira (12), em uma série de comemorações.

Nesta quinta-feira (13), a homenagem veio em forma de músicas, tocadas pela violinista profissional Thais Carneiro. Com mais de 30 anos de carreira, a musicista embalou o encontro de pais e mães com os filhos internados na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, apresentando músicas infantis que, para ela, são capazes de amenizar sentimentos de angústia no ambiente hospitalar.Pacientes, acompanhantes e profissionais comemoram com arte e alegria a Semana das Crianças no HC

“Acredito que a música tem resultados, e é importante na vida de qualquer ser humano, principalmente em um ambiente como esse, em que muitos estão passando por momentos difíceis”, disse Thais Carneiro.

A psicóloga Paloma Vanetta reforçou outros aspectos favoráveis da música no ambiente hospitalar. “A música acalma e traz memórias afetivas positivas. Para uma data tão especial, as crianças estão vivendo e construindo esse momento de alegria junto aos seus pais”, frisou a profissional.

Há quase dois meses visitando diariamente o filho Wallaf na UTI, Gabriele Cardoso e Marcio Alex falaram sobre como a ação organizada pela equipe biopsicossocial que atua na Clínica Pediátrica e na UTI Pediátrica do hospital foi importante para que eles vivessem o primeiro Dia das Crianças com o filho. “Coisas simples como essa têm muita importância para nós. Estamos aqui há mais tempo, e a nossa esperança é voltar para casa, porque cada criança que volta para casa é uma conquista para essas pessoas que trabalham aqui, cuidando dos nossos filhos como se fossem delas”, contou Marcio Alex. 

Afetividade - Além da música, a semana de homenagem às crianças também foi dedicada aos familiares que acompanham o tratamento, com a realização de oficinas e confecção de cartas “para falar sobre afetividade, expressar emoções sobre esse momento pelo qual eles estão passando, já que muitas dessas famílias vêm de longe e passam a viver esse dia a dia”, ressaltou a assistente social Vanessa Eleres.

A programação da Semana das Crianças no Hospital de Clínicas encerra nesta sexta-feira (14), com a festa na Clínica Pediátrica, a partir de 09 h, com distribuição de brinquedos, visita de cosplayers, brincadeiras e um lanche especial para os pacientes em tratamento.