Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

Obra de reconstrução do Canal da Mundurucus vai beneficiar moradores de vários bairros

Ao longo das atividades, serão realizados serviços de revestimento em placas de concreto, sistema de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, paisagismo, urbanização, ponte e passarelas

Por Lilian Guedes (PC)
13/10/2022 15h03

Em continuidade com o compromisso de assegurar mais qualidade de vida e melhores condições de moradia para a população, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP), está executando obras de reconstrução no Canal da Mundurucus. Mesmo sendo de responsabilidade da gestão municipal, a secretaria de obras do Estado assinou, em julho deste ano, a ordem de serviço para garantir às famílias que residem às margens do canal, o saneamento básico para os moradores dos bairros do Guamá e Terra Firme, com ações indiretas em São Brás e Batista Campos.

Por ser um projeto de canalização de mais de 40 anos e, devido ao desgaste do solo em decorrência da construção de casas, engenheiros e técnicos da SEDOP, conforme o decorrer dos serviços, avaliam a metodologia de execução para que futuramente não haja variações ou irregularidades e facilite a manutenção.

“As obras que estão sendo executadas pela SEDOP, no Canal das Mundurucus, vão restaurar e requalificar toda a área em seus quase 700 metros de extensão, uma área que, ao longo de sua história, foi se deteriorando e trouxe um desgaste natural e, consequentemente, um prejuízo para o sistema de drenagem, principalmente dos cinco bairros grandes por onde passa o canal do Tucunduba”, disse o secretário de obras do estado, Ruy Cabral.

Com uma área total de 10,55 km², a Bacia do Tucunduba está localizada na parte sul da cidade de Belém, sendo delimitada pelas bacias do Murucutu, Una e Estrada Nova, e dentre os canais que compõem esta bacia, encontra-se o Canal da Mundurucus com uma extensão de quase 700 metros.

Atualmente, estão em execução os serviços de troca de solo da marginal esquerda do canal. O projeto prevê o desenvolvimento urbanístico, econômico e ambiental com a recuperação de áreas degradadas, além da condução hidráulica de águas pluviais e residuais, diminuindo a possibilidade de enchentes na região. Ao longo das atividades, serão realizados serviços de revestimento em placas de concreto, sistema de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, paisagismo, urbanização, ponte e passarelas.

O canal está localizado na Rua dos Mundurucus entre a Travessa Teófilo Conduru e a Avenida Tucunduba. O trecho entre a Teófilo Conduru e a Travessa Segunda de Queluz foi executado com estrutura de concreto armado em seção retangular, porém este trecho já apresenta danos devido as intempéries do tempo e será recuperado pelo projeto, o restante do canal se encontra com o igarapé “in natura” e será retificado para uma seção retangular com estruturas em concreto armado, assim como o outro trecho.