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Encontro da Seduc discute melhorias na metodologia aplicada em sala de aula

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/06/2018 00h00

Profissionais da Educação da rede pública participaram, nesta segunda-feira (25), do 4º Encontro de Formação de Formadores Locais das Secretarias Municipais e Estaduais de Educação. A ação que integra o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), segue até amanhã (26), na Universidade da Amazônia (Unama), em Belém.

A formação promovida pelo Governo Federal, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), atua na formação de educadores nos níveis da pré-escola, da educação infantil e das séries iniciais do ensino médio.

Na ocasião, cerca de 200 formadores representantes de 40 municípios das Regiões de Integração do Marajó, Guajará, Rio Caeté, Tocantins e Guamá tiveram a oportunidade de discutir ações práticas para o desenvolvimento de metodologias de ensino no processo de aprendizado. “Para atuar nos polos divididos pelo Estado, contamos com o apoio do Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Pará (Cefor) para que os educadores sejam multiplicadores em seus municípios, distribuídos na rede pública. Nosso objetivo é melhorar a metodologia usada pelos professores em sala de aula”, explica a coordenadora regional (Pólo Belém) do PNAIC, Fabiana Sena.

A formadora Danielle Valle trabalha com Educação Infantil, na Escola Municipal Santana do Tucumanduba, em Soure, no Marajó. Como multiplicadora, ela compartilha o resultado das formações com cerca de 100 professores. Na região, são alcançadas cerca de 940 estudantes. “Em Soure há escolas localizadas em áreas rurais, urbanas, praianas e fazendas, e cada uma tem sua particularidade. E conhecendo essa realidade, vejo o quanto é importante participar deste encontro, pois ele promove uma reflexão para que nós educadores possamos rever as práticas de ensino”, avalia.

O ensino na pré-escola recentemente foi integrado ao ciclo de formação. “Percebemos que há uma carência na formação desses profissionais e buscamos discutir com eles formas para desenvolver o processo educacional para atingir os alunos de 4 a 5 anos, possibilitando que as crianças tenham acesso ao mundo letrado, leitura e escrita”, destaca a formadora Estadual da Pré-escola, Ivone Cabral.

Em 2017, o PNAIC atendeu grupos diferenciados de formadores: professores e coordenadores pedagógicos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental; professores da pré-escola e coordenadores da educação infantil; e por fim, articuladores e mediadores de aprendizagem das escolas que integram o Programa Novo Mais Educação – uma estratégia do Ministério da Educação que tem como norteamento melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, otimizando o tempo de permanência dos estudantes na escola.