Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPTAÇÃO

Hemopa abrirá unidades para coleta de sangue no Dia das Crianças

Interessados em realizar esse gesto solidário devem procurar hemonúcleos no dia 12, que irão funcionar a partir de 7h

Por Governo do Pará (SECOM)
11/10/2022 11h51

Hemopa de Altamira estará de portas abertas para novos doadores de 7h às 12h30Nos próximos dias 12, 13, 14 e 15 estão agendadas campanhas externas na sede do Hemopa, que abrirá as portas para receber novos doadores. Nesta quarta (12), Dia das Crianças, funcionarão para coleta de sangue a sede do Hemopa e a Unidade de Coleta Castanheira, de 7h30 às 17h. Haverá campanha também no Hemocentro Regional de Santarém, de 7h30 às 17h. Também funcionará o Hemonúcleo de Altamira, de 7h às 12h30.

Dia 13 a ação será no Parque de Manutenção do Exército, de 7h às 15h, na Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.106. No dia 14, a campanha ocorrerá em parceria com a Liga Acadêmica/Estácio Belém, na capital paraense, de 8h às 17h, na Avenida José Malcher,1148, Nazaré.

Juciara Freitas explica que grandes grupos também podem participar da doação de sangue, basta agendar com a Gerência de Captação de DoadoresJá no dia 15, a campanha externa será com membros da Igreja Assembleia de Deus/Cidade Nova, de 7h às 17h.

A titular da Gerência de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, esclarece que instituições públicas, privadas, ONG´s, Associações, grupos de amigos interessados em doar sangue podem entrar em contato pelo 3224-5048, de segunda a sábado, de 8h às 17h.

A Fundação Hemopa iniciou a semana com um saldo de 142 coletas, realizadas nos dias 8 e 10, que vão beneficiar cerca de 570 pacientes internados na rede hospitalar que atualmente é composta por mais de 200 hospitais. Daí, a necessidade de manter o estoque de sangue regular para salvar vidas por este gesto simples e de amor ao próximo.

Solidariedade - A terapeuta ocupacional Carla Nascimento, 29 anos, já deu sua contribuição e doou sangue. “Eu me sinto bem doando, existem múltiplas formas de contribuir e, doar sangue, é uma delas. Não é preciso ter medo. Olhem pelo lado de que estarão salvando vidas, e se não puderem doar, divulguem as campanhas para os amigos. Isso é muito importante”, disse ela, que tem sangue tipo O Positivo e doa sangue desde 2015.

A terapeuta ocupacional Carla Nascimento foi uma das voluntáriasJá Lorena Barata, 23 anos, iniciou sua missão de salvar vidas. Ela realizou sua primeira doação de sangue. O sentimento de querer salvar pessoas foi o que motivou a arquiteta a vir até a sede do Hemopa para realizar esse sonho.

“Tenho um sentimento muito bom de saber que meu sangue vai salvar a vida de quem tanto precisa, a partir de hoje, vou doar com frequência e ajudar as pessoas que estão internadas e precisam de sangue. Eu já fui ajudada quando precisei de sangue, e hoje estou podendo retribuir esse gesto solidário”, disse ela que tem sangue O Positivo.

Ambas foram voluntárias na campanha externa de doação de sangue no Hospital de Clínicas Gaspar Viana, em Belém.

A arquiteta Lorena Barata doou sangue pela primeira vez e disse que irá manter o hábitoPara doar sangue é preciso:

- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

- Ter mais de 50 quilos;

- Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

- Dormir pelo menos 6 h nas 24 h anteriores à doação;

- Não ingerir bebida alcoólica 12 h antes da doação;

- Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

Endereços das unidades:

Hemocentro Belém - Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, Bairro Batista Campos.

Posto de coleta Castanheira - Rodovia BR-316, KM-01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira (em frente à entrada do Shopping Castanheira).

Hemocentro de Santarém - Avenida Frei Vicente, nº 696, entre as alamedas 30 e 31 (Aeroporto Velho). Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07 às 13 h. Fone: (93) 3524-7550.

Hemonúcleo de Altamira - Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n, Esplanada do Xingu. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30. Contato: (93) 98415-6282.

Serviço: Mais informações podem ser obtidas pelo 08002808118, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h.

Texto: Vera Rojas/Ascom Hemopa