Terminal Hidroviário de Belém recebe 14 mil usuários no período do Círio
Os maiores desembarques foram de usuários de municípios da ilha do Marajó como Soure, Salvaterra, Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari
A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), que administra o Terminal Hidroviário de Belém (THB), registrou cerca de 14 mil usuários no espaço até a manhã desta terça-feira (11), na semana do Círio de Nazaré. Os maiores desembarques foram de usuários de municípios da ilha do Marajó como Soure, Salvaterra, Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari.
O autônomo Edvaldo Teixeira, que mora em Ponta de Pedras, retornou ao município na manhã desta terça-feira (11), após passar o Círio de Nazaré com a família, no bairro do Guamá, em Belém. "Foi um Círio muito emocionante este ano porque toda a família estava reunida depois de dois anos, mas agora é hora de retornar, né? E pelo Terminal Hidroviário as viagens são mais seguras, a gente já conhece as lanchas e as pessoas daqui", conta ele.
Para orientar os usuários, a CPH atua com agentes e fiscais que prestam auxílio aos usuários durante todos os dias da semana, nos turnos da manhã e da tarde. "Registramos uma movimentação superior a uma semana normal, principalmente de pessoas vindo da ilha do Marajó para o Círio de Nazaré. Acredito que agora é o momento de retorno, mas isso deve ser feito ao longo da semana porque muitas pessoas ainda ficam na casa dos parentes aproveitando alguns dias de festa", observa Caio Ribeiro, diretor de Portos da CPH, lembrando que a expectativa era de receber cerca de 15 mil usuários no período.
Campanha - Para reforçar a vacinação contra a Covid-19 neste período de Círio, em que a movimentação é intensa no local, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) continua oferecendo vacinação gratuita no espaço nesta quinta (13) e sexta-feira (14), e no período de 17 a 21 de outubro, sempre no horário de 08h às 17h.
Serviço: O Terminal Hidroviário de Belém fica na avenida Marechal Hermes, em Belém, e funciona todos os dias da semana, das 05h às 20h, com oito linhas fluviais, sendo seis intermunicipais e duas interestaduais.