Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2022

Arquivo Público recebe Estação 4 do Preamar do Círio

Do prédio no antigo centro comercial de Belém, o público pode conferir raros registros do Círio de 1936. A exposição tem entrada franca até o dia 31.

Por Josie Soeiro (SECULT)
07/10/2022 16h52

O Preamar do Círio tem nova opção de programação cultural gratuita, a partir desta sexta-feira, 7, com a abertura da Estação 4, na sede do Arquivo Público do Estado. A ação é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A exposição tem entrada franca e segue aberta ao público até o dia 31 deste mês.

As mudanças na romaria, comportamento, vestimentas prédios e ruas de Belém de 1936 são os principais destaques da exposição “O álbum do Círio”. O material foi todo foi digitalizado e vai ficar disponível também no acervo do Arquivo Público.

“A Estação 4 foi montada baseada no álbum do Círio de 1936, que é do acervo do Museu do Círio. A coleção traz fotos da procissão daquele ano, e você consegue perceber várias perspectivas do Círio. O mais interessante são as mudanças que a grande romaria teve ao longo tempo, quando comparamos com o Círio de hoje. O comportamento, mudanças de percurso, na berlinda, no local do arraial de Nazaré, que era bem na frente da Basílica. É uma exposição interessante nesse sentido de comparação entre as procissões”, detalha Leonardo Torii, diretor do Arquivo Público do Estado. 

Turistas e visitantes que estiveram no local na manhã de hoje, para uma uma visita guiada, elogiaram a iniciativa, como o turista, Alberto Dias. “É tudo muito interessante aqui. Desde a localização do prédio histórico do Arquivo, à riqueza de acervos e também essa imersão na história do Círio de Nazaré contadas por registros fotográficos”.