Polícia Civil garante reforço no efetivo e plantão em delegacias nas procissões do Círio
”Operação Círio 2022” irá garantir a segurança e a tranquilidade de romeiros e turistas durante as procissões e eventos da quadra nazarena
A Polícia Civil do Pará irá compor o planejamento de ações dos órgãos que integram o Sistema de Segurança do Estado durante a ”Operação Círio 2022” a fim de garantir a segurança e a tranquilidade de romeiros e turistas durante as procissões e eventos da quadra nazarena.
A 230ª edição da festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré deve reunir mais de dois milhões de pessoas e terá 17 ações integradas dos órgãos de segurança, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), entre romarias oficiais e outros culturais e religiosos relacionados ao período da festividade.
Neste contexto, a Polícia Civil irá atuar com ações operacionais para garantir atendimento à população 24h por dia, com a realização procedimentos policiais em geral, fiscalização de bares, restaurantes e similares, combate à incidência de poluição sonora e perturbação do sossego público, além de orientações jurídicas que se fizerem necessárias.
"Desde o início da semana, nossas equipes estão atuando para garantir um reforço extra nas unidades que compõem o roteiro das procissões e eventos do Círio para garantir o melhor atendimento a todos. A Polícia Civil estará atuando de forma contundente para garantir que tudo ocorra dentro da normalidade", enfatizou o delegado-geral Walter Resende.
Efetivo - Para a Operação Círio 2022, a Polícia Civil irá empregar mais de 80 servidores das diretorias de Policiamento Metropolitano (DPM), Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) e Polícia Especializada (DPE), incluindo delegados, escrivães, investigadores e administrativos.
Reforço - Durante os eventos da quadra nazarena, a Polícia Civil também irá garantir reforço em unidades policiais para garantir o pleno atendimento à população.
O reforço de unidades já iniciou desde a última segunda-feira (03), com a caminhada de romeiros de vários municípios da Região Metropolitana em direção à capital. Para garantir a segurança dos peregrinos, a PC reforçou a estrutura policial nas unidades de Icoaraci, São Brás e Marambaia, em Belém, além das unidades dos municípios de Ananindeua (Seccional da Cidade Nova), Marituba e Benevides.
Para os eventos de sábado, incluindo o Círio Fluvial, Moto Romaria e a tradicional Festa da Chiquita, a PC irá garantir o reforço de unidades especializadas como a Delegacia Fluvial (DPFLU), Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFVA) e Delegacia de Combate aos Crimes Discriminatórios e Homofóbicos (DCCDH).
Durante as demais procissões, incluindo a Trasladação, no sábado (8) e a grande Procissão da Festa, no domingo (9), também haverá reforço nas Seccionais Urbanas dos bairros de São Brás e do Comércio, além da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), que irá fiscalizar denúncias de poluição sonora.