Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DO IDOSO

Idosos internados no HGT recebem atendimento lúdico

De janeiro a setembro de 2022, a unidade já acolheu e ajudou a recuperar cerca de 400 usuários idosos em internação

Por Luana Laboissiere (SECOM)
06/10/2022 10h19

Em alusão ao Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso, celebrados no último sábado (1º), o Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), realiza por todo este mês de outubro, ações em saúde para valorizar a importância desta etapa da vida envolvendo os usuários internados.

O evento de educação em saúde leva descontração, aprendizado em forma lúdica com direito a colorir desenhos em papeis para aprimorar a coordenação motora, além da entrega de material informativo divulgando os direitos que os idosos têm na sociedade adquiridos por lei e dicas de uma boa alimentação balanceada.

“Estamos proporcionando esta ação para divulgar que todo a pessoa idosa tem direito através de Lei Federal a uma moradia digna; assentos identificados no transporte coletivo; Benefício de Prestação Continuada (BPC); Isenção do imposto de renda; Atendimento Preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS) e órgãos públicos; além de medicamentos gratuitos”, pontuou Aladmilla Freitas, coordenadora do GTH.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Brasil está mais velha. Entre 2012 e 2021, o número de pessoas abaixo de 30 anos de idade caiu 5,4%, enquanto que houve aumento em todos os grupos acima dessa faixa etária no período.

Ainda de acordo com a pesquisa, a população total do país foi estimada em 212,7 milhões em 2021. Nesse período, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais saltou de 11,3% para 14,7% da população. Em números absolutos, esse grupo etário passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões, crescendo assim, 39,8% no período. 

Diante do cenário, a unidade hospitalar acolhe e planeja também um atendimento humanizado aos usuários da terceira idade. Um dos idosos beneficiados com o serviço em saúde é seu Benedito Farias, de 71 anos. O morador de Tailândia aprovou a iniciativa do HGT.

“É uma satisfação receber o grupo para alegrar o meu dia aqui no hospital. A gente fica internado dentro de um quarto, é estressante, e fazer essas atividades é bom para passar o tempo, abrir a mente e relaxar. É difícil a pessoa ficar por dias em um leito de hospital, mas aqui no HGT, as ações não deixam o nosso dia a dia ficar monótono”, garante o aposentado.

Katrinne Mayanne, nutricionista hospitalar e uma das facilitadoras da ação, conta que “procuramos a cada dia implantar um trabalho humanizado, acolhedor e fazer com que o usuário internado fique mais relaxado. Sabemos que a situação deles de ficarem internados; longe da família; do seu lar, é complicado. Fato que atinge o lado psicológico e pode dificultar a recuperação. Portanto, o projeto vem para descontrair, tornar um ambiente mais leve e, ainda, proporcionar dicas de uma alimentação balanceada para o bem-estar da saúde”, declarou.

De janeiro a setembro de 2022, a unidade hospitalar já acolheu e ajudou a recuperar cerca de 400 usuários idosos em internação.

Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço - O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Pallmer Barros/Ascom HGT