Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NUTRIÇÃO CRIATIVA

Hospital Abelardo Santos aposta em criatividade para conquistar o apetite de crianças internadas

Na unidade, personagens animados também entregam as refeições na pediatria

Por Luana Laboissiere (SECOM)
04/10/2022 10h00

Se beleza não se põe à mesa, essa regra não vale para as crianças hospitalizadas no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém. Na unidade, pratos coloridos e decorados servidos na pediatria estão enchendo os olhos e agradando o paladar dos pequenos. Elaborado pelo serviço de nutrição do hospital, a estratégia de combinar grãos, proteínas a legumes e frutas, de uma forma lúdica, tem contribuído para a adesão a um cardápio saudável, sem que ninguém torça o nariz na hora das refeições. 

A unidade, referência no atendimento de pediatria da rede estadual de saúde do Pará, também aposta em personagens infantis para a entrega dos alimentos e, ainda, em bilhetes com mensagens de incentivo e apoio na hora das refeições. Ao total, até 100 refeições lúdicas são entregues por dia. “Estamos trabalhando com marmitas decoradas para os pacientes infantis, sempre enfatizando a qualidade da preparação e processo de humanização”, observou Elaine Pinheiro, responsável pelo serviço de nutrição do HRAS. 

Adesão - O menino Thiago Silva, de 6 anos, que está hospitalizado com pneumonia no HRAS, se mostrou entusiasmado ao receber o alimento decorado. “É bonito, colorido e engraçado”, resumiu. A mãe dele, a dona de casa Rosa Silva, disse que aprendeu, na unidade, uma forma de conquistar o paladar da criança. “Essa é uma boa forma de servir a comida em casa também. Ele gostou”, comentou. 

A forma com que a alimentação tem sido servida também chamou a atenção da dona de casa Elisângela Almeida, de 37 anos, mãe de Ramon, de 8 anos, internado na pediatria da unidade. “Quero deixar a minha gratidão às enfermeiras e ao copeiro José, que é educado, serve o café com alegria e com o sorriso no rosto. Percebemos que os alimentos são bem feitos e com carinho”, observou. 

Estratégia - “Toda a nossa rotina é voltada para que o paciente receba uma alimentação adequada e gostosa, e isso só é possível com muito trabalho e dedicação de toda a equipe composta por nutricionistas, técnicos em nutrição, cozinheiros, auxiliares de cozinha, copeiros, estoquistas e serviços gerais”, frisou Elaine Pinheiro. A profissional também reforça que a nutrição segue pautada com leis de alimentação: quantidade, qualidade e adequação. 

“A alimentação deve ser adequada às necessidades de cada organismo, respeitando as características de cada indivíduo, considerando os ciclos da vida: infância, adolescência, adultos e idoso; o estado fisiológico: gestação, lactação; o estado de saúde: presença ou ausência de doenças; os hábitos alimentares: deficiência de nutrientes; as condições socioeconômicas e culturais, e pra finalizar, a harmonia não é menos importante, pois é preciso ter um equilíbrio entre os todos os nutrientes que o corpo necessita”, detalhou a nutricionista.

Referência - A forma criativa e lúdica com que os pacientes pediátricos passaram a receber as refeições no Abelardo Santos reforça o compromisso e com a política de humanização da unidade. “O HRAS é o maior hospital do Pará, e, usamos essa mega infraestrutura, para uma melhora contínua na assistência de nossos pacientes. O público infantil conta com várias particularidades, e estamos, a cada dia, avançando em estratégias e ações para que nossas crianças sejam bem assistidas e tenham uma internação minimamente traumática”, observou Marcos Silveira, diretor executivo do Abelardo Santos. 

O HRAS é uma unidade pública, administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital conta com um pronto-socorro pediátrico, com atendimento de urgência e emergência, composto por sala vermelha, sala amarela e sala azul. A unidade atende os mais diversos tipos de doenças, porém, as maiores demandas são as viroses e casos especializados em atendimento para cirurgia.

O HRAS atua, ainda, em internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), feita em caráter de urgência ou através de regulação. O Abelardo Santos tem, também, o suporte de 50 leitos voltados à recuperação dos bebês prematuros. Os leitos estão divididos em UTIs e Unidades de Cuidados Intermediários (UCI).